Descrição de chapéu F1

Max Verstappen ultrapassa Hamilton nas voltas finais e vence na Holanda

Diante de sua torcida, holandês larga na pole e conquista a décima vitória no ano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Lewis Hamilton não costuma criticar sua equipe publicamente, mas neste domingo (4) ele não conseguiu esconder sua frustração após uma decisão da Mercedes que lhe tirou a chance de lutar pela vitória.

"Eu não posso acreditar em vocês... cara, eu estou tão... bravo agora", desabafou o inglês a 15 voltas para o fim do GP da Holanda, quando ele liderava a prova.

A irritação era pela opção da escuderia de não mudar os pneus dele após uma entrada do safety car, que o impediu de se defender do ataque de Max Verstappen. O atual campeão teve uma estratégia melhor para a parte final da corrida e venceu pela décima vez neste ano, desta vez, diante de sua torcida.

O mar laranja, como os fãs do holandês costumam ser chamados, lotou as arquibancadas do tradicional circuito de Zandvoort. Com o piloto da casa largando na pole e logo abrindo boa vantagem para os rivais, ele quase não teve sua posição ameaçada até as 15 voltas finais.

Ao adotar a estratégia de fazer apenas uma parada, porém, Hamilton havia conseguido tomar a dianteira quando o holandês teve de fazer mais uma troca de pneus.

Max Verstappen vence o GP da Holanda e faz a festa de sua torcida
Max Verstappen vence o GP da Holanda e faz a festa de sua torcida - Yves Herman/Reuters

Quando a corrida se desenhava para promover um duelo entre os dois adversários que protagonizaram a disputa pelo título de 2021, a decisão da Mercedes de não mudar o jogo de pneus de Hamilton durante a entrada do safety car restringiu a disputa apenas à relargada após a saída do carro de segurança, quando Max Verstappen pulou para a ponta.

"É incrível vencer de novo. É sempre especial vencer seu GP caseiro. Orgulho de ser holandês", afirmou o piloto da Red Bull, enrolado em uma bandeira holandesa. Ele, agora, soma 310 pontos. Charles Leclerc, da Ferrari, é o segundo, com 201.

Hamilton, por sua vez, além de não conseguir se defender ainda caiu para a quarta posição, ultrapassado por seu companheiro, George Russell, em segundo, e Leclerc, o terceiro, completando o pódio do GP da Holanda.

Depois da corrida, o heptacampeão esfriou a cabeça e se desculpou. "Gostaria de pedir desculpas à minha equipe pelas palavras que disse. Estou muito orgulhoso da minha equipe. Teremos uma vitória este ano."

A F1 volta, agora, na próxima semana, com o GP da Itália, no circuito de Monza, no domingo (11), às 10h (horário de Brasília).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.