Descrição de chapéu F1

Família mantém sigilo sobre saúde de Schumacher dez anos após acidente

Atual estado de saúde do ex-piloto é pouco conhecido; 'Privado é privado', diz esposa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Na manhã de 29 de dezembro de 2013, Michael Schumacher, 54, sofreu um acidente de esqui em Méribel, na França, que mudou para sempre sua vida. O heptacampeão de F1 teve lesões graves ao bater a cabeça e foi mantido em coma induzido até junho de 2014. Dez anos depois do ocorrido, o estado de saúde do ex-piloto alemão ainda é mantido em segredo por sua família, que vive reclusa.

De 2000 a 2004, Schumacher fez história na Ferrari com cinco títulos de piloto consecutivos na elite do automobilismo, e se tornou o primeiro heptacampeão mundial. Em 2014, após três meses no hospital de Lausanne, ele voltou para sua mansão na Suíça, para continuar o tratamento em casa.

Michael Schumacher durante um evento da Ferrari em 2006
Michael Schumacher durante um evento da Ferrari em 2006 - Tony Gentile - 24.jan.06/Reuters

No mesmo ano, o ex-piloto Philippe Streiff, amigo de Schumacher morto em 2022, revelou que o heptacampeão estava paralisado em uma cadeira de rodas. Esposa do alemão, Corinna só voltou a aparecer em público em 2017, quando Mick, filho do casal, estreou na F3 europeia.

A última informação sobre a recuperação de Schumacher foi divulgada em setembro de 2019, quando ele foi internado em um hospital de Paris para um suposto procedimento com células-tronco. No mês seguinte, seu cirurgião particular negou ter feito o tratamento e disse não ser capaz de fazer milagres.

Em outubro deste ano, o advogado da família explicou à revista jurídica alemã Legal Tribune Online que a família do ex-piloto escolheu não divulgar informações sobre seu estado de saúde porque nenhum comunicado seria capaz de sanar a curiosidade do público, uma vez que não seria definitiva.

"Sempre foi sobre proteger informações privadas. Discutimos muito como tornar isso possível, e também consideramos que um relatório final sobre a saúde de Michael seria a maneira correta de fazê-lo. Mas isso não teria sido o fim, e teríamos que ter relatórios atualizados constantemente. A mídia, de novo e de novo, perguntaria 'como ele está agora?' um, dois, três meses ou anos depois da mensagem", disse Felix Damm.

Em 2021, Corinna explicou a escolha da família por garantir a privacidade do ex-piloto no documentário "Schumacher", da Netflix.

"Todo mundo sente falta de Michael, mas Michael está aqui. Diferente, mas ele está aqui, e isso nos dá força. Estamos juntos. Moramos juntos em casa, fazemos terapia. Fazemos tudo o que podemos para tornar Michael melhor e para nos certificarmos de que ele se sinta confortável e simplesmente sinta nossa família, nosso vínculo", disse na ocasião.

De acordo com ela, a família busca viver como o ex-piloto gostava e ainda gosta. "'Privado é privado', ele sempre dizia. É muito importante para mim que ele possa continuar a desfrutar de sua vida privada tanto quanto possível. Michael sempre nos protegeu, agora estamos o protegendo", acrescentou.

O filho do casal, Mick Schumacher disse no documentário que, desde o acidente, experiências comuns entre pais e filhos não acontecem mais, ou são menos frequentes.

"Isso é um pouco injusto. Acho que meu pai e eu nos entenderíamos de uma forma diferente agora, porque falamos uma linguagem semelhante, a do automobilismo, e teríamos muito mais sobre o que conversar. É nisso que eu penso a maior parte do tempo, no quão legal seria. Eu daria tudo por isso", afirmou.

Em julho de 2022, Jean Todt, ex-presidente da Federação Internacional de Automobilismo, ex-diretor esportivo da Ferrari e amigo de Schumacher, revelou, sem dar mais detalhes, que assiste a corridas de F1 com o ex-piloto. Ele é um dos poucos autorizados pela família a visitar o heptacampeão.

A reclusão da família foi tema de uma declaração de Eddie Jordan no início deste ano. Fundador da Jordan, ele deu a primeira chance ao alemão na F1 e teve um pedido de visita ao colega negado em 2013, logo após o acidente.

"Faz quase dez anos, e a Corinna não pôde ir a uma festa, um almoço, isso ou aquilo. Ela é como uma prisioneira, porque todos iriam querer falar com ela sobre Michael, quando ela não precisa de lembretes a cada minuto", disse ao portal The Sun Online.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.