Descrição de chapéu Copa do Mundo 2022 terrorismo

Al Qaeda pede a muçulmanos do mundo que desprezem a Copa

Grupo terrorista critica Qatar por levar à região 'pessoas imorais, homossexuais, semeadores de corrupção e ateísmo'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Moaz Abd-Alaziz
Cairo (Egito) | Reuters

Uma filial regional da Al Qaeda pediu aos muçulmanos de todo o mundo que evitem a Copa do Mundo de futebol no Qatar, mas sem ameaçar ataques ou promover a violência em conexão com o evento, de acordo com comunicado divulgado por um grupo de monitoramento da organização terrorista.

A Al Qaeda na Península Arábica, braço do grupo terrorista no Iêmen, criticou o Qatar por "trazer pessoas imorais, homossexuais, semeadores de corrupção e ateísmo" para a região e disse que o evento serviu para desviar a atenção da "ocupação de países muçulmanos".

"Avisamos aos nossos irmãos muçulmanos para não acompanhar nem comparecer a esse evento [a Copa]", diz o comunicado, relatado pelo grupo SITE Intelligence neste sábado (19), um dia antes da abertura do Mundial, realizado em um país predominantemente muçulmano pela primeira vez.

Ajolelhado e com a cabeça encostada no chão, muçulmano reza em Doha; ao fundo há bandeiras de países participantes da Copa do Mundo do Qatar
Muçulmano reza em Doha diante de bandeiras de países participantes da Copa do Mundo do Qatar - Jewel Samad - 25.out.2022/AFP

Os organizadores da Copa, em resposta às críticas sobre o histórico de direitos humanos no Qatar, incluindo os direitos LGBTQIA+ e restrições sociais, disseram que todos, independentemente de sua orientação sexual ou origem, são bem-vindos durante o evento.

O Qatar, pequeno país de cerca de 3 milhões de habitantes, disse ter treinado mais de 50 mil pessoas para fornecer segurança durante o Mundial, com forças estrangeiras auxiliando, sob o comando de lideranças qatarianas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.