Richarlison ressuscita a camisa 9 do Brasil em uma estreia de Copa

Desde o Mundial de 2002, na Coreia do Sul e no Japão, brasileiro dono desse número não fazia gol na primeira partida

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Nome do jogo em Lusail ao marcar os dois gols do Brasil na vitória contra a Sérvia, Richarlison foi responsável por quebrar um jejum de 20 anos.

Desde a Copa de 2002, na Coreia e no Japão, que um jogador dono da camisa 9 não balançava as redes pela seleção brasileira na estreia da equipe no Mundial.

Na campanha do pentacampeonato, Ronaldo Fenômeno fez o gol do empate diante da Turquia antes de Rivaldo, de pênalti, decretar o 2 a 1.

Camisa 9 do Brasil, Richarlison comemora, com as mãos fechadas no peito, o primeiro dos dois gols que marcou contra a Sérvia no estádio Lusail, na estreia da seleção brasileira na Copa do Qatar
Camisa 9 do Brasil, Richarlison comemora o primeiro dos dois gols que marcou contra a Sérvia no estádio Lusail, na estreia da seleção na Copa do Qatar - Kai Pfaffenbach - 24.nov.2022/Reuters

Antes disso, outros camisas 9 famosos balançaram as redes na abertura de Copas, casos de Baltazar, em 1950 e 1954, Reinaldo, em 1978, e Careca (duas vezes), em 1990.

A performance de Richarlison também fez a camisa 9 do Brasil reencontrar o caminho das redes em um Mundial, já que na Copa da Rússia, quatro anos atrás, Gabriel Jesus não fez um único gol.

Richarlison, com os dois gols que colocaram o Brasil na liderança do Grupo G, entrou para um clube, o de brasileiros que fizeram dois gols (ou mais) na estreia da seleção em uma Copa.

O jogador do Tottenham torna-se o oitavo integrante dele, junto com Leônidas (França-1938), Ademir (Brasil-1950), Pinga (Suíça-1954), Mazzola (Suécia-1958), Jairzinho (México-1970), Careca (Itália-1990) e Neymar (Brasil-2014).

Richarlison tentará ampliar sua artilharia na segunda-feira (28), quando a seleção encara a Suíça, que ganhou da seleção camaronesa por 1 a 0 na estreia.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.