Saiba mais sobre entorse no tornozelo, lesão sofrida por Neymar

Lesão ocorro quando ligamento recebe força maior do que é capa de suportar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A entorse no tornozelo é uma das lesões mais comuns no futebol. Ela ocorre quando há uma distensão no ligamento, ou seja, ele recebe uma força maior do que suporta.

Foi o que ocorreu com Neymar na partida contra a Sérvia, nesta quinta-feira (24), na estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo do Qatar. O Brasil venceu por 2 a 0, e o camisa 10 foi substituído aos 34 minutos do segundo tempo. Exames realizados nesta sexta-feira (25) apontam que o camisa 10 teve uma lesão ligamentar lateral no tornozelo direito e um pequeno edema ósseo.

No lance em que ocasionou a lesão em Neymar, o joelho do sérvio Milenkovic fez um movimento ocasionando a entorse. Segundo Rodrigo Lasmar, médico da seleção brasileira, o tratamento começou imediatamente.

Imagem colorida mostra os dois pés de Neymar, de frente. O direito está descalço, com um inchaço no tornozelo. O esquerdo está com uma chuteira dourada com detalhe vermelho.
Neymar deixa o campo com o tornozelo direito inchado, após a partida contra a Sérvia, no Lusail Stadium, na estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo do Qatar - Giuseppe Cacace/AFP

Para o médico Eduardo de Melo Moreira, do Hospital Sírio-Libanês, especialista em cirurgia do pé e tornozelo, a lesão ligamentar ocorre quando o ligamento tem uma extensão maior do que devida.

"Essa distensão faz a inversão do pé. Quando é para dentro, chamamos eversão. No caso do Neymar foi inversão. Machuca o ligamento porque estende mais do que está suportando. Se forçasse mais, aí romperia", explica.

A parte lateral do tornozelo é composta por uma estrutura com três ligamentos: talo fibular posterior, talo fibular anterior e talo calcâneo. Em geral, os dois últimos são os mais acometidos pela lesão. A entorse acaba causando um edema na região, que incha e fica dolorida.

São três tipos de entorse, leve, moderada e grave. Essa classificação depende de um exame clínico realizado pelo médico.

"Em um caso grave, pode ser necessário passar por cirurgia. Em um caso moderado, a recuperação leva de três a quatro semanas. No leve, em uma semana ou dez dias, pode voltar a jogar. Coloca uma faixa, um estabilizador no tornozelo, e dá para jogar", diz o médico.

"Provavelmente, ele [Neymar] teve uma lesão ligamentar que se chama ligamento talo fibular anterior, que é o mais comum de ser lesado. Mas, mesmo assim, não precisar ser considerada uma lesão grave. É de leve para moderada. A do Neymar pode ter sido moderada", completa Moreira.

O tratamento deve ocorrer à base de anti-inflamatórios e aplicação de compressa de gelo no local da lesão. O jogador também deve passar por um repouso de 24 a 48 horas. Fisioterapia também ajuda na recuperação.

Dependendo do caso, é feito um exame de imagem para uma avaliação mais precisa. Isso geralmente ocorre se houver uma dor persistente no local da lesão. Foi o que ocorreu com Neymar nesta sexta (25). Porém, a CBF não informou se o grau da lesão foi leve, moderado ou grave.

Segundo o médico do Sirio Libanês, uma lesão do ligamento do tornozelo não tem a mesma gravidade de uma lesão no joelho, por exemplo.

"Quando é do joelho, no cruzado anterior, normalmente em mais de 90% dos casos é feita a cirúrgica. No tornozelo, não. Tem que esperar cicatrizar. A cicatrização demora três a quatro semanas. Mas, quando não é muito grave, às vezes recupera mais rápido."

Mesmo quando tem há uma ruptura parcial do ligamento, é tratado conservadoramente, não precisa de cirurgia. "Só em casos graves mesmo. Mas é muito raro ter que operar na fase aguda, mesmo com lesão ligamentar. Então ele só deve fazer o tratamento conservador."

Para Moreira, no caso de Neymar, o fato de ele já ter sofrido outras entorses pode ser um complicador. "Ele já deve ter tido muitas entorses, então acaba agravando um pouco porque o tornozelo fica um pouco instável", diz o médico. "Mas ele deve ter tratado direito e cicatrizou. Essa é uma lesão atual que pode não ter a ver com a lesão anterior."

Segundo o ortopedista do HCor Mauricio Póvoa Barbosa, o edema ósseo sofrido por Neymar costuma acontecer do lado oposto, na parte interna do pé, no tálus medial ou no maléolo medial, ou ainda na base da tíbia.

Ele afirma que atletas normalmente têm alguma lesão ligamentar crônica do tornozelo, o que muda um pouco a evolução desse tipo de entorse.

"Quem nunca teve demora muito para se recuperar. Um atleta que já tenha esse tipo de trauma como parte da vida dele, o ligamento não é mais original. Então, a recuperação se torna mais rápida, mesmo com o tornozelo não tão estável", diz Barbosa, destacando que a volta do jogador pode se dar com uma bota de esparadrapo ou com uma faixa elástica de Coban, que dá estabilidade ao tornozelo e se a dor melhorar, ele tem condições de voltar. "Se a dor melhorar, ele tem condições de voltar."

O lateral direito Danilo também teve uma lesão ligamentar medial no tornozelo esquerdo. Ele também está em tratamento e deve ficar fora do jogo contra a Suíça e é dúvida para o terceiro jogo, contra Camarões.

José Antonio Veiga Sanhudo, médico do Grupo de Pé e Tornozelo do Serviço de Ortopedia do Hospital Moinhos de Vento, explica que a entorse de Danilo foi oposta à de Neymar, do lado de dentro do pé, no ligamento deltoide. Nos dois casos, porém, ele afirma que a volta pode ser abreviada, dependendo do grau de cada lesão, o que não é conhecido.

"O grau da lesão é que vai determinar a duração do repouso necessário para voltar ao esporte. O tratamento da lesão, que antes envolvia longos períodos com bota gessada, hoje é realizado de forma funcional com imobilizações elásticas que bloqueiam alguns movimentos, mas permitem caminhar imediatamente e voltar ao esporte precocemente", diz Sanhudo.

Entenda a entorse

O que é?

  • Ocorre quando o ligamento do tornozelo sofre um alongamento maior do que ele suporta. O pé gira para dentro por causa do peso do corpo, comprometendo o ligamento

Sintomas

  • Dor e inchaço. A região também pode ficar roxa, com um edema

Tratamento

  • Anti-inflamatórios e compressas de gelo. Em alguns casos, o médico imobiliza o local com uma tala. Dependendo da gravidade, há a necessidade de cirurgia

Recuperação

  • Varia conforme a gravidade. Se for leve, o jogador está recuperado em até dez dias. Caso seja moderada, pode levar de três a quatro semanas. Se for grave, o tempo é prolongado
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.