Após goleada e classificação, treinador quer baixar a bola de Portugal

Fernando Santos afirma que noite não foi perfeita e explica Cristiano Ronaldo no banco de reservas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lusail (Qatar)

Apesar da impiedosa goleada por 6 a 1 de Portugal sobre a Suíça, garantindo a vaga nas quartas de final da Copa do Qatar, o técnico Fernando Santos tratou de acalmar a torcida na entrevista ao fim do jogo

Ainda no gramado, ele afirmou à emissora RTP que a noite portuguesa não foi perfeita. "Perfeita não, mas foi uma noite muito bem conquistada. O time teve atitude e concentração em todos os momentos do jogo. Foi um grande jogo, mas agora o mais importante é baixar isto", disse.

Antes da partida, Santos explicou por que deixou Cristiano Ronaldo no banco de reservas, colocando em seu lugar Gonçalo Ramos, autor de três gols na partida.

Técnico Fernando Santos comemora o quinto gol de Portugal entre Ruben Neves (esq.) e Rui Patricio, no estádio Lusail
Técnico Fernando Santos comemora o quinto gol de Portugal entre Ruben Neves (esq.) e Rui Patricio, no estádio Lusail - Suhaib Salem/Reuters

"Opção estratégica. Já vínhamos há uns dias preparando e foi questão estratégica para este jogo. Estilos diferentes, movimentos diferentes, nada mais do que isso", afirmou na chegada ao estádio Lusail.

Sobre o desempenho da seleção contra os suíços, o comandante foi só elogios. "Equipe com desenvoltura muito grande, com cinco jogadores de frente com grande desenvoltura, para criar espaços para poder jogar. É uma equipe equilibrada, mas com grande desenvoltura", afirmou.

Bruno Fernandes elogia postura de Cristiano Ronaldo

Saindo do banco de reservas, no segundo tempo, Cristiano Ronaldo marcou um gol, que foi anulado por impedimento. Segundo o meia Bruno Fernandes, a forma como ídolo português acatou a decisão do técnico de iniciar no banco de reservas foi de suma importância para o resultado final da partida.

"É difícil para qualquer um ficar de fora, mas o importante foi a resposta que ele deu ao entrar em campo, dar o melhor e ajudar a equipe. Ele sabe que isso é o importante para nós, porque aqui o objetivo, seja para o Cristiano ou para outro qualquer, é chegar o mais longe possível. Neste momento, é chegar às semifinais, falta um jogo para isso", disse Fernandes, que também parabenizou o atacante Gonçalo Ramos.

"Não me surpreende ele ser titular na Copa. Estamos muito contentes por ele, principalmente, porque nos ajudou a passar às quartas de final, mas fomos todos importantes, todos os jogadores e o estafe que está por trás."

O brasileiro naturalizado português Otávio também destacou a força do grupo português.

"Aqui somos 26 jogadores e todos são importantes. Não foi à toa que o Gonçalo entrou e deu conta do recado. Sabemos do valor do Cristiano, que é um craque mundial, e que nos ajudou bastante do banco, nos incentivou."

Sobre a vitória, Fernandes enfatizou que sua seleção conseguiu realizar tudo o que foi planejado. "O resultado foi elástico, mas a Suíça fez um bom jogo. O resultado foi devido ao que Portugal fez, à competitividade que temos."

Marrocos já está na alça de mira

Grande surpresa das oitavas de final, a seleção de Marrocos superou a Espanha e também se garantiu nas quartas de final do Mundial do Qatar, quando enfrentará justamente Portugal. Para Bruno Fernandes, o time africano é perigoso e precisa ser muito bem estudado.

"É uma equipe muito competitiva, muito agressiva, muito compacta, com muita velocidade e técnica. Ela ficou em primeiro no grupo, é importante dizer. E derrotou a Espanha, que é uma equipe de grande qualidade, que obriga os rivais a gastarem muita energia, como tivemos essa experiência na Copa das Nações", disse ele, autor de dois gols na vitória sobre o Uruguai, na fase de grupos.

"Por isso, temos de estar preparados para sofrer, mas também temos de estar preparados para comandar o jogo. Temos de focar agora as nossas qualidades, nossas capacidades. Tenho certeza que se estivermos no nosso melhor nível e estivermos concentrados, sairemos desse jogo com a vitória", finalizou.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.