Argentina sobe para 2º após Copa, e Brasil segue líder do ranking da Fifa

França é a terceira, e Bélgica cai para a quarta posição; Marrocos e Croácia disparam

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Paris | AFP

A Argentina, campeã mundial no Qatar, subiu para o segundo lugar do ranking da Fifa, atrás do Brasil. A vice-campeã França completa o pódio, segundo o ranking oficial divulgado esta quinta-feira (22).

A seleção argentina era terceira antes do torneio do Qatar. Já os franceses, que estavam fora do pódio, ultrapassam a Bélgica, eliminada na fase de grupos. O Brasil, que caiu nas quartas de final, consegue manter a primeira posição, que ocupa desde 31 de março.

Os três primeiros estão com uma margem de 20 pontos e aumentam a distância para os belgas, agora em quarto lugar.

Messi levanta a taça de campeão Mundial no estádio Lusail, no Qatar; seleção sul-americana subiu para a segunda posição do ranking Fifa - Carl Recine - 18.dez.22/Reuters

Isso só aconteceu porque o Mundial foi decidido além dos 90 minutos. Após empate por 2 a 2, Argentina e França marcaram mais um gol cada uma na prorrogação. Nos pênaltis, a formação alviceleste fez 4 a 2.
Se algum dos times tivesse levado a melhor antes do tempo extra, seria o líder do ranking. A Fifa atribui mais pontos ao vencedor antes da disputa por pênaltis.

Não há relatos de festejos no Brasil pela primeira colocação nem de lamentação na Argentina por ter deixado escapar o topo na lista da entidade que comanda o futebol.

A maior reviravolta no top 10 mundial foi feita pela Croácia, que passou do 12º para o 7º lugar graças à terceira colocação no Qatar. A surpresa do torneio, Marrocos, subiu 11 posições e alcançou a 11ª posição, seguindo como a nação africana melhor classificada.


Top 20 do ranking da Fifa

  1. Brasil
  2. Argentina
  3. França
  4. Bélgica
  5. Inglaterra
  6. Holanda
  7. Croácia
  8. Itália
  9. Portugal
  10. Espanha
  11. Marrocos
  12. Suíça
  13. EUA
  14. Alemanha
  15. México
  16. Uruguai
  17. Colômbia
  18. Dinamarca
  19. Senegal
  20. Japão

O outro lado da moeda é a Dinamarca, que, derrotada pela Austrália na fase de grupos, perdeu oito posições e foi para a 18ª colocação, a maior queda do top 20.

Às vezes criticado por seu método de cálculo, o ranking da Fifa é usado para definir os potes nos sorteios das grandes competições. A Alemanha, 12ª antes do sorteio do Mundial no Qatar, caiu por exemplo no pote 2 e não conseguiu evitar a Espanha na fase de grupos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.