Cidade natal de Pelé em Minas vive luto pela morte do filho ilustre

Panos pretos em estátua e missa onde atleta foi batizado em Três Corações celebram memória do rei

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Carolina Lima
Três Corações (MG)

Panos pretos e flores na base de estátua marcam o luto em Três Corações (MG), cidade onde nasceu o rei do futebol, Edson Arantes do Nascimento, Pelé, morto nesta quinta-feira (29) aos 82 anos.

Foi no município do sul mineiro onde o ídolo nasceu e viveu até os três anos de idade com a família. O anúncio da morte do atleta causou aumento no número de visitantes à Casa Pelé e Museu Pelé, dois locais na cidade que reúnem memórias do filho ilustre.

foto de estátua de pelé em praça com flores na base
Estátua do Rei Pelé tem base coberta por panos pretos e recebe flores em Três Corações (MG) - Cristiano Sávio/Prefeitura de Três Corações

Nesta sexta-feira (30), haverá missa às 19h em homenagem ao rei na igreja matriz Sagrada Família, a mesma onde foi batizado. A prefeitura decretou luto oficial de sete dias.

Até às 14h, a Casa Pelé havia recebido 210 visitantes — dias antes apenas algumas dezenas de pessoas passavam pelo local.

Além de moradores, o espaço atraiu turistas que estavam na região, como a aposentada Maria Francisca Santana Menezes, de Sergipe. "Parece que eu voltei às minhas origens, porque eu nasci e cresci em sítio, numa casinha assim bem simples, então fiquei bastante emocionada."

Para a conterrânea do rei, Cristina Cury Menegucci, o espaço dá aos interessados a oportunidade de conhecerem a infância de Pelé e entenderem como ele superou as dificuldade. "Ele é um exemplo para os tricordianos e para todos os atletas porque o esporte muda vidas. Como seria a vida dele sem o esporte? E como seria a nossa vida sem o rei?", questiona.

A professora Maria Aparecida Machado lamenta a perda do conterrâneo. "Eu fiquei muito entristecida com essa notícia. O Pelé é uma lenda e todos os tricordianos estão bem abalados. Nunca existiu um jogador de futebol como ele".

Réplica de berço na Casa Pelé, espaço erguido em terreno onde viveu família de Pelé em Três Corações (MG) - Queijinho TC/Divulgação

A cidade natal do ídolo guarda diferentes tributos ao atleta. Logo na entrada de Três Corações, na Rodovia Fernão Dias, uma estátua de 12 metros de altura retrata a famosa comemoração do "soco no ar", da Copa do Mundo de 1970. A obra foi projetada pelo artista plástico local Afonso Barra.

Na chamada Praça Pelé, há ainda outra escultura do rei. Outra estátua de Barra retrata o ídolo ainda criança ao lado de seu pai Dondinho, cujo nome batiza o parque que abriga a obra de cinco metros de altura.

No Museu Pelé, um destaque é a exposição da réplica de uma das chuteiras do jogador, além das cópias de suas certidões de nascimento e batismo.

O município tem ainda ainda a cópia da casa onde Pelé nasceu. De original, restou apenas uma carroça que pertenceu ao avô do jogador, que trabalhava como carroceiro.

"A gente não tinha informação nenhuma sobre a casa, não tinha foto nem nenhum registro, então fomos até Santos e falamos com a mãe e o tio do Pelé. Levamos uma desenhista que foi ilustrando de acordo com a descrição deles, o que possibilitou manter a mesma estrutura de quando a família Nascimento habitou o local", diz o artista plástico Fernando Ortiz, um dos responsáveis pela criação do espaço.

Na Praça Pelé, nesta sexta, algumas pessoas faziam fotos com a estátua do rei, como o personal Renan Gustavo Ferreira, de Bragança Paulista (SP). "A morte do Pelé é uma tristeza mundial".

Michel Matheus Oliveira, vendedor que também joga futebol, conta sobre sua paixão pelo Santos, clube onde o rei fez história, e consequentemente pelo atleta filho da cidade.

"O Pelé sempre foi uma inspiração e referência para mim e para todos os atletas de futebol amador de Três Corações. Então, aqui, não tem como falar de futebol sem falar de Pelé. É uma ligação muito genuína com o rei".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.