PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC

Pelé era a soma de Messi e Cristiano Ronaldo

Os 1.283 gols do Rei valeram pelos pontos e pela arte

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Pelé chegou pontualmente às 17 horas. O ano era 1992 e o assunto, a taça do Mundial de Clubes do Santos, que havia desaparecido.

O Santos não sabia onde estava e fomos procurá-la na sala de troféus.

Celso Unzelte marcou o encontro e, incrível, o Rei topou: procurar na barafunda de taças que o Santos tinha naquela época —hoje há o maravilhoso Memorial das Conquistas.

Pelé com o colar do Comitê Olímpico Internacional no seu museu, em Santos
Pelé com o colar do Comitê Olímpico Internacional no seu museu, em Santos - Paulo Whitaker - 6.jun.16/Reuters

Pelé chegou na hora marcada, desceu de sua Mercedes, caminhou em direção à equipe da revista Placar, cumprimentou os repórteres e seguimos.

Abre-se o elevador e sai um homem, de meia-idade, com a filha, não mais de cinco anos. Pelé entra e o senhor o para: "Pelé, Pelé... Ela quer muito o seu autógrafo".

A menina, pequenina, sorri. Não parece entender o que se passa. Pelé interrompe o fechamento da porta do elevador, abaixa-se, autografa a camisa da garotinha, dá-lhe um beijo, um aperto na mão do pai e, só então, sobe.

Procuramos a taça por mais de uma hora. Não estava lá. O Santos pediu ao São Paulo o troféu para fazer a réplica que hoje vive no Memorial.

Pelé ajudou a ganhá-la fazendo a atuação mais espetacular de sua carreira contra o Benfica. Fez três em Lisboa e já tinha feito dois no Maracanã. Antes da partida no estádio da Luz, o clube lisboeta anunciava vendas de ingressos para o jogo extra, necessário se houvesse uma vitória para cada lado. Não houve. Pelé não deixou.

Foi campeão mundial aos 17 anos, o mais jovem de sempre, fez dois gols na decisão contra a Suécia, o recorde de juventude, ganhou o bi jogando só duas partidas, em 1962, por lesão muscular na virilha, foi perseguido pelos zagueiros na Inglaterra, em 1966.

No ano seguinte, declarou que podia desistir de jogar a Copa do Mundo de 1970: "Eu não tenho sorte nas Copas, sempre estive machucado." Referia-se, também, à pancada que levou de Ari Clemente antes do embarque para na Suécia, em 1958, o que o tirou de combate no início do torneio.

Se alguém tinha dúvidas no final da década de 1960, Pelé apagou todas. Fez quatro gols na conquista do Tri e deu o passe para a mais bela obra coletiva da história das Copas, o gol de Carlos Alberto, contra a Itália.

Em todos os esportes, a tecnologia e os métodos de treino avançaram de modo a dizer que os mais recentes são melhores do que as lendas. É óbvio que Usain Bolt é mais rápido do que Jesse Owens, Michael Phelps mais impressionante do que Mark Spitz.

Cristiano Ronaldo é mais forte e Messi, talvez, tenha mais drible... Mas Pelé era a soma dos dois gênios do século 21. A potência do português aliada à arte do argentino.

Tabelou com Coutinho —e com a canela do zagueiro adversário.

Os europeus consideram apenas gols em jogos oficiais, o que fez Cristiano ultrapassar o Rei nesta estatística. Parabéns ao gajo. Os 1.283 gols de Pelé valeram pelos pontos e pela arte.

Num amistoso, Pelé parou uma guerra. Como é que esse jogo não vale?

Sabe o que é ser Rei?

Ser Rei é passar 64 anos de sua vida ouvindo dizer que Di Stéfano e Maradona podem ter sido melhores, que Messi, quem sabe, pode ser superior, Cristiano Ronaldo mais goleador, que Cruyff talvez tenha sido mais inteligente... E a comparação é sempre com Pelé, que ainda chegava na hora marcada e fazia carinho na menina —e em seu pai— na porta do elevador da Vila Belmiro.

Isso é ser Rei.

LEIA MAIS SOBRE PELÉ

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.