Karim Benzema anuncia aposentadoria da seleção da França

Centroavante foi cortado às vésperas da Copa do Qatar devido a uma lesão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Paris | AFP

O atacante Karim Benzema anunciou nesta segunda-feira (19) sua aposentadoria da seleção da França, em uma mensagem publicada no Twitter um dia depois da derrota dos Azuis na final da Copa do Mundo para a Argentina.

"Fiz os esforços e cometi os erros necessários para estar onde estou atualmente e estou orgulhoso disso. Escrevi minha história e a nossa terminou", escreveu Benzema, que completa 35 anos nesta segunda, em publicação com uma foto sua em campo pela seleção francesa.

Benzema estava no grupo francês para a disputa da Copa do Qatar, mas teve de ser cortado no dia 19 de novembro devido a uma lesão na coxa, uma vez que o exame realizado apontou que ele não se recuperaria a tempo da competição.

Benzema anunciou nesta segunda-feira (19) sua aposentadoria da seleção francesa
Benzema anunciou nesta segunda-feira (19) sua aposentadoria da seleção francesa - Franck Fife - 19.dez.22/AFP

No entanto, no dia 29 ele já estava treinando com o Real Madrid, na Ilha da Reunião, na África. Na ocasião, jornalistas perguntaram ao técnico francês Didier Deschamps da possibilidade de o atacante voltar ao grupo na Copa, já que ele não chegou a ser tirado oficialmente da lista. O comandante, porém respondeu: "Você está procurando coisas", na entrevista coletiva antes do jogo entre Tunísia e França, no encerramento da fase de grupos.

"Não são coisas que me preocupam. Falei com Karim depois que ele saiu, vocês [jornalistas] sabem sua situação e seu período de recuperação", continuou o técnico francês.

Nas redes sociais, o jogador publicou uma foto de Ronaldo Fenômeno na final da Copa do Mundo de 2002. O Mundial marcou a volta por cima do atleta brasileiro após uma série de lesões graves.

Mesmo antes da decisão do Mundial contra a Argentina havia a expectativa da volta do atacante, eleito melhor do mundo da temporada 2021/22. Ou pelo menos para assistir ao duelo do estádio Lusail, mas ele não viajou para o Qatar, mesmo com a autorização do seu clube.

O atleta postou uma foto na sexta-feira (16) com a legenda "Tô nem aí". Mais tarde, ele também publicou uma imagem recebendo a Bola de Ouro de Zidane, que recusou o convite da seleção para ver a final da Copa.

A lesão foi mais um capítulo em sua tempestuosa história com a seleção nacional. Apesar dos 97 jogos disputados pela França (37 gols marcados), o jogador nunca chegou a brilhar na equipe. Ele conquistou apenas um título importante com a França, a Liga das Nações da Uefa de 2021, e de 2015 a 2021 foi separado do grupo por seu envolvimento no "caso da sextape", quando foi condenado por ser cúmplice na tentativa de chantagear seu ex-companheiro de seleção Mathieu Valbuena, que aparecia tendo uma relação sexual em vídeo, em 2015.

Por este motivo, foi condenado a um ano de prisão, com cumprimento da pena suspensa, e multa de R$ 1,3 milhão em primeira instância pelo tribunal correcional de Versalhes. Ele deveria ter sido julgado uma segunda vez em 30 de junho e 1º de julho pelo Tribunal de Apelação de Versalhes, mas finalmente desistiu.

Ele havia feito um retorno surpresa à seleção pouco antes da Euro 2021. Nesse torneio, a França decepcionou, sendo eliminada nas oitavas de final pela Suíça.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.