Luis Enrique cai na Espanha, e treinador do time sub-21 assume o cargo

Técnico é trocado por Luis de la Fuente depois da eliminação espanhola ante Marrocos, nas oitavas de final, nos pênaltis

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Doha (Qatar) | AFP

A federação espanhola de futebol (RFEF) anunciou que o treinador Luis Enrique não vai continuar no comando da seleção, após a eliminação nas oitavas de final da Copa do Qatar, diante de Marrocos, na terça-feira (6).

A RFEF considera que deve "começar um novo projeto para a seleção espanhola de futebol, com o objetivo de continuar com o crescimento alcançado nos últimos anos graças ao trabalho realizado por Luis Enrique", afirmou a federação em comunicado, agradecendo ao treinador pelo trabalho realizado.

O presidente da federação, Luis Rubiales, e o seu diretor esportivo, José Francisco Molina, "transmitiram ao treinador a decisão tomada", acrescenta a nota.

O treinador da Espanha na Copa do Qatar, Luis Enrique, leva a mão esquerda à cabeça na partida em que a seleção foi eliminada por Marrocos, em Doha
O treinador da Espanha na Copa do Qatar, Luis Enrique, durante a partida em que a seleção foi eliminada por Marrocos, em Doha - Glyn Kirk - 6.dez.2022/AFP

O substituto de Luis Enrique já foi anunciado pela RFEF: será o atual treinador do time sub-21 da Espanha, Luis de la Fuente.

A eliminação da Espanha nas oitavas do Mundial, ao perder dos marroquinos nos pênaltis (3 a 0 após empate sem gols), foi determinante para a queda de Luis Enrique.

"Se dependesse de mim, continuaria toda a minha vida, mas não é o caso", afirmou o agora ex-técnico da Espanha. "Tenho que pensar no que é melhor para mim e para a seleção."

Após a confirmação de sua saída, Luis Enrique publicou uma mensagem nas redes sociais agradecendo a todos pelo tempo em que ficou no comando da seleção e lamentou não ter feito mais. "[...] Os jogadores que foram exemplares em seu comportamento e fiéis à ideia proposta. Lamento não poder ter ajudado mais."

Ele terminou pedindo apoio da torcida ao novo treinador. "O que a equipe precisa é de apoio em todo o seu significado para que Luis de la Fuente consiga tudo o que deseja. Vamos Espanha! Adeus!"

A RFEF reconheceu a importância de Luis Enrique, que "conseguiu dar um novo impulso à seleção nacional desde a sua chegada, em 2018, por meio de uma profunda renovação que consolidou uma mudança geracional na equipe e no futebol espanhol", mas considerou ser necessário virar página.

Durante sua passagem pela Fúria, Luis Enrique chegou às semifinais da Eurocopa 2020, perdendo para a Itália na disputa de pênaltis, e à final da Liga das Nações, perdendo para a França por 2 a 1, em 2021

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.