Na França, silêncio e lágrimas substituem rojões

Avenida Champs-Élysées, que recebeu 600 mil torcedores há 4 anos, fica abandonada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Madri

Dez minutos após a vitória da Argentina nos pênaltis contra a França, uma chuva fina começou a cair na avenida Champs-Élysées, em Paris, espantando os torcedores que sonhavam comemorar o tricampeonato dos Bleus (azuis, em francês).

Nos bares ao redor da avenida, as cenas de júbilo e emoção deram lugar ao silêncio após o quarto pênalti ser convertido pela Argentina, finalizando a dramática decisão que terminou em 3 a 3.

Por volta das 22h (18h em Brasília), a região estava quase vazia, mas alguns torcedores ali entraram em conflito com a polícia, disparando rojões enquanto eram forçados a dispersar.

Em Paris, torcedora sofre durante final entre França e Argentina - Sarah Meyssonnier/Reuters

Cerca de 200 torcedores argentinos na capital francesa se reuniram na praça da Concórdia para comemorar, e não houve incidentes até esse horário. O local tem um obelisco semelhante ao de Buenos Aires, daí a escolha dos portenhos em Paris.

Em Nice, houve alguma confusão. Para dispersar a multidão que se aglomerava na rua Jean Médecin, a polícia usou gás lacrimogêneo. O efeito foi imediato, informou o jornal Le Figaro. Lá e em Bordeaux, alguns torcedores trocaram insultos com a polícia.

Torcedor lamenta derrota para a Argentina em rua de Nice, na França - Eric Gaillard/Reuters

Após a semifinal contra o Marrocos, na quarta-feira (14), a polícia francesa aumentou neste domingo (18) seu efetivo em 4 mil homens, totalizando 14 mil policiais preparados para conter a turba em caso de excesso nas comemorações.

Na quarta-feira, um adolescente de 14 anos morreu atropelado após um carro avançar em cima de seu grupo, em Montpellier, no sul da França. Em Lyon, a polícia usou gás para dispersar torcedores e, em Nice, franceses insultaram marroquinos durante a comemoração.

Há quatro anos, quando a França ganhou a Copa da Rússia, pelo menos 600 mil pessoas se reuniram na Champs-Élysées para celebrar o título. Veja as fotos de 2018 abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.