Neymar: 'Não fecho a porta para a seleção, mas não garanto 100% que vou voltar'

Camisa 10 compara derrota a pesadelo que 'vai doer por muito tempo'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Doha (Qatar) e São Paulo

A Copa do Mundo no Qatar pode marcar a despedida de Neymar, 30, da seleção brasileira. Abalado após a derrota para a Croácia nesta sexta-feira (9), nos pênaltis, o camisa 10 disse que precisa pensar sobre seu futuro.

"Não fecho as portas para a seleção, mas também não digo 100% que vou voltar. Por isso que eu quero pensar um pouco mais sobre tudo isso", disse o jogador após a eliminação nas quartas de final.

Neymar é consolado após eliminação do Brasil nas quartas da Copa do Mundo, no Qatar - Gabriela Biló/Folhapress

O comentário destoa do que o próprio Neymar falou em entrevista em outubro de 2021, para o documentário "Neymar Jr & The Line of Kings", quando disse que "acho que 2022 é a minha última Copa do Mundo. Encaro como a última porque não sei se terei mais condições, de cabeça, de aguentar mais futebol."

O tudo isso engloba todo o ciclo de quatro anos até a próximo Mundial, em 2026, quando o atacante terá 34 anos. "Muita coisa para pensar agora, para raciocinar. Não quero falar nada de cabeça quente", afirmou para os jornalistas na zona mista.

"Eu não sei. Após o jogo, passei muito mal também. É difícil assimilar o que esta acontecendo. Parece um pesadelo. Mas agora é pegar a família, abraçar as pessoas mais próximas, de onde a gente vai tirar conforto. Essa derrota vai doer por muito tempo", ponderou.

Neymar comentou que conversou com o grupo sobre o período em que conviveram juntos, que marca a despedida de alguns nomes da seleção. "Falei sobre todo esse ciclo, esses dias em que a gente ficou junto, passa tudo muito rápido. Carreira de uns se encerra na seleção, jovens chegam, fizemos muitos amigos. Estou contente por ter feito parte desse grupo. Infelizmente a gente não coroou esse grupo com a vitória. Agora é só lamentar, é um momento de muita tristeza."

Neymar poderia ter saído de campo como herói. Por alguns minutos, ele viveu essa sensação. Foi dele o gol que abriu o placar no estádio Cidade da Educação, no primeiro tempo da prorrogação. Faltavam cerca de 5 minutos para o Brasil confirmar a vaga para a semifinal quando Petkovic empatou e provocou a disputa por pênaltis.

Questionado sobre o momento em que o Brasil sofreu o empate, o jogador do PSG disse que não viu direito a jogada, e preferiu não comentar. "Nem vi o lance ainda, mas é num detalhe que você perde a classificação. Não quero falar nada sem ver os lances, sem ver o que aconteceu no jogo, mas acho que não existe culpado. Ganhamos juntos e perdemos juntos."

O jovem Rodrygo, 21, e o experiente Marquinhos, 28, desperdiçaram suas cobranças. O camisa 10 nem chegou a ter a vez dele, mas eximiu de culpa os dois companheiros, principalmente o atleta do Real Madrid, de quem é muito amigo.

"Rodrygo é um menino, muito jovem. Sempre falava para eles que a responsabilidade era minha porque sou um dos mais velhos. Rodrygo é um craque e quis bater. Só erra quem bate. Não só ele mas todos nós vamos aprender com isso", comentou.

Em sua terceira Copa, o saldo não é dos mais positivos para Neymar, que chegou em boa forma física. No entanto, após a primeira partida —vitória contra a Sérvia por 2 a 0—, uma lesão no tornozelo afastou o atacante do restante da primeira fase.

Sem Neymar, o Brasil sofreu para vencer a Suiça, por 1 a 0, e foi derrotada com um time de reservas por Camarões, também pelo placar mínimo. O melhor jogo do atacante foi nas oitavas de final, contra a Coreia do Sul, no qual foi eleito o craque do jogo após a vitória por 4 a 1.

O camisa 10 também fez um agradecimento aos torcedores antes de deixar o estádio Cidade da Educação. "Queria agradecer à torcida brasileira pelo apoio, pelo carinho e pelo respeito. Dizer que, infelizmente, não conseguimos o nosso objetivo, o nosso sonho, mas faz parte do futebol, acontece. E agora é ir para casa, lamentar."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.