Descrição de chapéu Itália União Europeia

Time de rúgbi italiano suspende jogador que deu banana de presente a colega negro

Vítima do ato racista escreveu no Instagram que maioria dos outros atletas riu da situação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Roma | Reuters

O clube de rúgbi Benetton Trevisto anunciou nesta quinta-feira (22) a suspensão de um de seus atletas após um jogador negro da equipe contar em suas redes sociais que ele teria lhe dado uma banana como presente de Natal.

Cherif Traorè, 28, que também joga pela seleção de rúgbi da Itália, escreveu no seu Instagram nesta quarta (21) que outros jogadores riram quando ele abriu o presente. Depois, ele disse que havia aceitado um pedido de desculpas.

A equipe de rúgbi havia emitido dois comunicados na quarta, mas sem sugerir que pretendia investigar o incidente ou tomar atitudes concretas contra o jogador agora suspenso.

Seleção italiana de rugby durante partida contra a Austrália
Seleção italiana de rúgbi durante partida contra a Austrália - Filippo Monteforte/AFP

Nesta quinta, porém, o clube afirmou que promotores investigariam o caso "para proteger os valores fundamentais e a reputação do jogo".

A nota afirma ainda que o jogador que deu a banana de presente a Traorè ficará suspenso até o fim das investigações como "uma medida de precaução". O nome do atleta não foi revelado.

O clube disse ainda que cabe às autoridades sancionar a agremiação esportiva ou administrativamente.

Traorè nasceu em Guiné, mas vive na Itália desde os sete anos de idade. Ele afirmou no Instagram que normalmente não reage ao que chamou de "piadas racistas" para não fazer inimigos.

Desta vez, porém, ele escreveu que decidiu "não ficar quieto para garantir que episódios como esse não aconteçam de novo" e que o comportamento do colega seria "seriamente condenado fora da Itália".

Ainda de acordo com a postagem, o ato se deu numa espécie de amigo secreto.

Não é o primeiro caso de ataques racistas a esportistas negros italianos. No futebol, eles são constantemente provocados pelos torcedores.

Em outubro, a jogadora de vôlei Paola Egonu anunciou que sairia temporariamente da seleção italiana da modalidade após questionamentos sobre sua nacionalidade. Ela nasceu na Itália.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.