Árbitros vão explicar ao público as decisões do VAR durante o Mundial de Clubes

Torneio será usado como teste para mudança autorizada por órgão que regula o futebol

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

AFP

A IFAB (International Football Association Board), entidade que dita as regras do futebol, autorizou nesta quarta-feira (18) que os árbitros expliquem ao público as decisões do VAR (árbitro de vídeo) durante o próximo Mundial de Clubes, no início de fevereiro.

O órgão, porém, vetou as substituições temporárias em caso de concussão, informou o diretor executivo da Federação Inglesa (FA), Mark Bullingham.

Em reunião em Wembley, a IFBA validou a proposta referente ao VAR para o Mundial de Clubes, de 1 a 11 de fevereiro no Marrocos, e a Copa do Mundo feminina na Austrália e na Nova Zelândia (20 de julho a 20 de agosto), explicou Bullingham.

As comunicações entre o árbitro de campo e seus assistentes na cabine do VAR continuam sendo confidenciais, mas a decisão final será explicada ao público.

Árbitro de vídeo anuncia impedimento no jogo entre Camarões e Sérvia, pela primeira fase da Copa do Qatar, no estádio Al Janoub, em Al Wakrah
Árbitro de vídeo anuncia impedimento no jogo entre Camarões e Sérvia, pela primeira fase da Copa do Qatar, no estádio Al Janoub, em Al Wakrah - Ding Xu - 28.nov.22/Xinhua

"Achamos que é importante em termos de transparência, principalmente para os torcedores no estádio, que atualmente não recebem informações suficientes sobre estas decisões", disse o dirigente ao sair da reunião.

Por outro lado, não houve um acordo para permitir a partir da próxima temporada as substituições temporárias em caso de concussão cerebral, uma medida solicitada pelo sindicato mundial de jogadores FIFPro e pelo World Leagues Forum, que representa 40 ligas profissionais.

A medida atual que prevê substituições definitivas foi mantida sem limite de tempo.

Os defensores das substituições temporárias, como já acontece no rugby, argumentam que sua adoção facilitaria a tomada de decisão de tirar um jogador de campo, dando mais tempo aos médicos para decidir se o jogador pode continuar jogando ou não, sem que sua equipe tenha que jogar em inferioridade durante esse tempo.

"Existem diferentes pontos de vista e todos são defensáveis", admitiu Bullingham, partidário da medida.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.