Boneco de Vinicius Junior enforcado aparece em ponte de Madri

Alvo de ataques racistas, jogador brasileiro é novamente vítima na Espanha; objeto teria sido colocado por torcedores do Atlético

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Madri

A polícia de Madri retirou nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (26) um boneco vestido com a camisa do jogador brasileiro Vinicius Junior que estava pendurado em uma ponte da cidade, como se estivesse enforcado.

Em cima, havia uma faixa vermelha onde se podia ler "Madrid odeia o Real". Vinicius Junior é atacante do Real Madrid.

Circulam nas redes sociais espanholas vídeos que mostram os objetos durante essa noite. Ninguém prestou queixa, mas o caso está sob investigação, uma vez que se trata de "atitude perigosa, ofensiva e passível de processo criminal".

Também nesta quinta, pouco antes do duelo entre Real Madrid e Atlético de Madrid pelas quartas de final da Copa do Rei, o brasileiro recebeu apoio de torcedores de seu time no estádio Santiago Bernabéu, palco do jogo. O atacante teve seu nome gritado pelos fãs.

Quando a bola rolou, os visitantes saíram na frente, com um gol de Álvaro Morata, aos 19 da etapa inicial. No segundo tempo, Rodrygo empatou. A igualdade se estendeu até o fim do tempo regulamentar, levando a decisão para a prorrogação.

Aos 9 minutos do primeiro tempo extra, Benzema colocou o time da casa na frente e, já nos acréscimos do segundo tempo, Vinicius Junior fechou a vitória de virada, por 3 a 1.

Após o triunfo, o camisa 20 do Real provocou a torcida do Atlético nas redes sociais. "Só existe um Madrid. Todos sabem", escreveu o atleta, fazendo uso de um coração branco, cor do Real.

Em outra rede social, ele escreveu que "ama Madrid" e utilizou novamente corações brancos para fazer referência ao Real Madrid.

Boneco com a camisa de Vinicius Junior pendurado em uma ponte na Espanha; acima, faixa traz a frase "Madri odeia o Real" - Reprodução/COPE

No decorrer do dia, antes do confronto, o Atlético de Madrid, La Liga e a Federação Espanhola de Futebol divulgaram nota condenando veementemente o ato de racismo sofrido pelo brasileiro.

Segundo o clube, "fatos como esse são absolutamente repugnantes e inadmissíveis e constrangem a sociedade. A rivalidade entre os dois clubes é máxima, mas o respeito também. (...) Desconhecemos o autor ou autores desse ato desprezível, mas o anonimato não isenta sua responsabilidade. Esperamos que as autoridades possam esclarecer o ocorrido e que a justiça ajude a banir esse tipo de comportamento".

O jogador brasileiro Vinicius Junior, do Real Madrid - Gustavo Valiente - 8.out.2022/Xinhua

Vinicius Junior tem enfrentado constantes agressões racistas por parte de torcidas adversárias na Espanha. Em setembro passado, em jogo contra o mesmo Alético de Madrid, o brasileiro foi obrigado a ouvir a torcida adversário o chamando de "macaco".

"Todas essas pessoas que são racistas têm que pagar de alguma forma. Que os torcedores do Atlético que fizeram isso nunca mais possam entrar em um estádio", afirmou o jogador na ocasião. Nada, no entanto, aconteceu.

No início deste mês, La Liga, que organiza o campeonato espanhol, anunciou que acompanhava duas denúncias de racismo ocorridas durante jogo do Real Madrid com o Valladolid.

Na ocasião, Vinicius Junior reclamou que La Liga não fazia nada, o que foi rebatido pelo presidente da instituição, Javier Tebas, ao dizer que o brasileiro deveria se informar melhor.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.