Descrição de chapéu atletismo

Morre Dick Fosbury, campeão olímpico que revolucionou o salto em altura

Medalhista nos Jogos Olímpicos do México, atleta americano morreu aos 76 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Los Angeles (EUA) | AFP

O ex-saltador norte-americano Dick Fosbury, campeão olímpico nos Jogos do México em 1968 com uma revolucionária técnica de espaldas, morreu no domingo (12), aos 76 anos, informou o ex-agente dele.

"Com o coração encoberto tenho que anunciar que meu velho amigo e cliente Dick Fosbury morreu em paz enquanto dormia", comunicou o empresário Ray Schult, citando que seu ex-cliente tinha um linfoma.

"A lenda do atletismo deixa sua esposa, Robin Tomasi, o filho Erich Fosbury e as enteadas Stephanie Thomas-Phipps e Kristin Thompson", acrescentou Schult.

Nascido em Portland, em 1947, Fosbury converteu-se em um dos atletas mais influentes da história do atletismo ao desenvolver a inovadora técnica de salto de altura que transformou seu esporte na década de 1960.

O americano inovou ao criar o chamado "Fosbury Flop", técnica de saltar de costas por cima do sarrafo.

Dick Fosbury, medalhista olímpico, morre aos 76 anos
Dick Fosbury, medalhista olímpico, morre aos 76 anos - 20.out.68/AFP

"Poucos atletas na história deixaram sua marca de forma tão única como Dick Fosbury", escreveu em 1980 John Tansley, ex-treinador de salto de altura dos Estados Unidos.

Fosbury começou a experimentar novas formas de salto de altura quando estava na escola, mas sua nova abordagem atraiu a atenção mundial pela primeira vez em 1968.

Nos Jogos Olímpicos da Cidade do México 1968, Fosbury conquistou a medalha de ouro ao superar os 2,24 m de altura em seu terceiro salto, um novo recorde olímpico, superando seu companheiro de equipe Ed Caruthers, enquanto o soviético Valentin Gavrilov ficou com o bronze.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.