Descrição de chapéu Futebol Carioca

Fluminense goleia Flamengo e leva o bi do Campeonato Carioca

Fim de semana teve também títulos de Atlético Mineiro, Grêmio e Fortaleza

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Fluminense conquistou o Campeonato Carioca pelo segundo ano consecutivo, de novo com vitória sobre o Flamengo. Neste domingo (9), em um Maracanã lotado, triunfou por 4 a 1.

Com dois gols de Germán Cano, um de Marcelo e um de Alexsander, o time tricolor dominou a equipe rubro-negra em campo na segunda partida da decisão do Campeonato Carioca —Ayrton Lucas descontou no fim. O jogo de ida havia sido vencido pelo Flamengo por 2 a 0.

O técnico tricolor, Fernando Diniz, enfim campeão de um torneio de maior expressão, foi exaltado por seus atletas e pelos torcedores. O comandante rubro-negro (até a publicação deste texto) foi xingado pela torcida de seu time.

Fluminense levanta troféu do Campeonato Carioca no Macaranã neste domingo (9)
Fluminense levanta troféu do Campeonato Carioca no Macaranã neste domingo (9) - Celso Pupo/Fotoarena/Agência O Globo

Com poucas chances claras de gol, o Flamengo não se encontrou em campo e viu o Fluminense dominar as ações. Após o quarto gol, antes da metade do segundo tempo, o time rubro-negro se mostrou abatido em campo e sem poder de reação.

No ano passado, o Fluminense também foi campeão contra o Flamengo. Na ocasião, a conquista do título quebrou um jejum tricolor de dez anos no Carioca.

Foi a quarta tentativa fracassada de um título para o Flamengo em 2023. Em janeiro, contra o Palmeiras, perdeu a Supercopa do Brasil (título entre o vencedor da Copa do Brasil e o do Brasileiro). Em fevereiro, foi derrotado pelo Independiente del Valle na Recopa Sul-Americana (taça entre o vencedor da Libertadores e o da Copa Sul-Americana). A equipe rubro-negra ainda foi eliminada pelo Al Hilal nas semifinais do Mundial de Clubes de 2022, disputado em fevereiro.

Em Minas Gerais, o Atlético Mineiro prevaleceu sobre o América-MG e conquistou o quarto título estadual consecutivo, Fez 2 a 0, com dois gols de Hulk, que se tornou o artilheiro do torneio com 11 tentos.

O primeiro deles no segundo e último jogo da final —no Mineirão— foi marcado de pênalti, depois de intervenção do árbitro de vídeo (VAR), e o segundo, após contra-ataque puxado por Zaracho. No jogo de ida, no estádio Independência, também houve vitória do time alvinegro, por 3 a 2.

Atlético-MG comemora título do Campeonato Mineiro neste domingo (9)
Atlético-MG comemora título do Campeonato Mineiro neste domingo (9) - Pedro Souza/Atletico

O Campeonato Goiano foi decidido entre Goiás e Atlético Goianiense com emoção. Depois de ter vencido por 2 a 0 o primeiro jogo da decisão, o Atlético foi derrotado pelo Goiás por 3 a 1, na Serrinha —o terceiro do time esmeraldino foi marcado nos acréscimos do segundo tempo.

A disputa, então, foi para os pênaltis. Hugo, do Goiás, balançou a rede, mas o árbitro de vídeo identificou dois toques do jogador, que escorregou no momento do tiro. Depois, Bruno Tubarão acertou o pênalti decisivo para dar o título ao Atlético: 5 a 4.

Pelo Campeonato Paranaense, o Athletico empatou por 0 a 0 com o Cascavel e levou o título invicto, após vitória por 2 a 1 no jogo de ida.

No Campeonato Gaúcho, definido no sábado (8), o Grêmio conquistou o sexto título consecutivo ao bater o Caxias por 1 a 0, em Porto Alegre, com gol de Luis Suárez, de pênalti. O jogo de ida terminou em empate por 1 a 1.

No Campeonato Cearense, o Fortaleza arrancou empate por 2 a 2 com o Ceará no fim do jogo. Como havia vencido o primeiro jogo da decisão, saiu com o título. Agora, o Fortaleza tem 46 títulos estaduais, um a mais do que o adversário na final de sábado, seu maior rival.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.