Descrição de chapéu Futebol Internacional

Bayern conta com tropeço do Borussia e conquista Bundesliga

Em Portugal, Benfica vence e PSG fica com o título na França

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Borussia Dortmund fracassou na última rodada da Bundesliga, e o Bayern de Munique conquistou o décimo primeiro título consecutivo neste sábado (27). O Bayern venceu o Colônia por 2 a 1 e acabou a competição com 71 pontos, assim como a equipe de Dortmund.

O Bayern, porém, leva a vantagem no saldo de gols, primeiro critério de desempate do torneio, 54 a 39 tentos do Borussia. Diante de 81 mil torcedores em Dortmund, o Borussia dependia apenas de suas forças, mas só conseguiu empatar por 2 a 2 com o Mainz.

Bayern de Munique celebra a 11ª conquista consecutiva da Bundesliga - Christof Stache/AFP

A última temporada em que a equipe de Munique não ficou com a taça foi em 2011/2012. Na ocasião, o Dortmund sagrou-se campeão.

Nesta temporada, o Bayern perdeu a liderança na penúltima rodada e precisava, neste sábado, vencer o Colônia e torcer por um tropeço do Borussia.

Fora de casa, os bávaros abriram o placar aos oito minutos, com Coman. O Colônia chegou ao empate com Ljubici, cobrando pênalti, aos 36 minutos do segundo tempo. Este resultado daria o título ao Borussia.

No entanto, o jovem alemão Musiala acertou um bonito chute da entrada da área nos minutos finais e levou a taça para Munique.

Em Dortmund, a torcida aurinegra estava confiante e fez bonita festa antes de a bola rolar, mas viu a situação degringolar nos minutos iniciais do primeiro tempo com atuação bem aquém de uma equipe que briga pelo título.

Haller, atacante do Borussia, perdeu um pênalti quatro minutos depois de Olsen abrir o placar para o Mainz, aos 14 do primeiro tempo. A zaga do Borussia falhou, e Onisiwo ampliou para o Mainz.

O Borussia reagiu na etapa final, perdeu chances claras de gol e ficou no empate com gols de Guerreiro e Süle. O elenco do Borussia ficou desolado com o desfecho da rodada, alguns jogadores e o técnico Edin Terzic choraram no gramado do estádio Signal Iduna Park.

Elenco do Borussia Dortmund fica desolado no gramado após perder título da Bundesliga - Ina Fassbender/AFP

O domínio do Bayern nesta década começou ainda em 2012/2013, sob comando de Jupp Heynckes, encerrando um período vitorioso do Borussia Dortmund de Jürgen Klopp, bicampeão seguido nas duas temporadas anteriores.

Além de Bayern e Borussia, Leipzig e Union Berlin, respectivamente, 3º e 4º colocado da Bundesliga, garantiram vaga na Champions League de 2023/2024.

Já os lanternas Stuttgart, Schalke 04 e Hertha Berlin acabaram rebaixados à segunda divisão alemã.

Benfica ganha em Portugal e o PSG é campeão na França

Em Portugal, o Benfica confirmou o favoritismo e foi campeão português pela 38ª vez na sua história. O clube entrou em campo precisando da vitória sobre o Santa Clara e não decepcionou: goleou por 3 a 0.
Quem também confirmou o favoritismo foi Paris Saint-Germain que, com o empate em 1 a 1 diante do Strasbourg, ficou com o título francês.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.