Descrição de chapéu Futebol Internacional

Polícia prende 7 suspeitos de racismo contra Vinicius Junior; três são soltos logo depois

Os suspeitos de ofensas contra o brasileiro na partida do último domingo (21) foram liberados, segundo canal de TV

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Madri | AFP

A polícia da Espanha deteve, nesta terça-feira (23), sete homens por suspeita de atos racistas contra o jogador brasileiro Vinicius Junior. Entre os presos estão três torcedores que teriam feito ofensas ao atleta durante a partida contra o Valencia, neste domingo (21), pela LaLiga –o Campeonato Espanhol.

Segundo informações da emissora espanhola TVE, três jovens entre 18 e 21 anos foram liberados após prestarem depoimentos e assumirem compromisso de comparecerem a uma audiência futura.

Alvo frequente de calúnias racistas desde sua chegada à capital espanhola em 2018, Vinicius Junior reclamou de ter sido insultado e chamado de "macaco" na derrota por 1 a 0 para o Valencia.

Estes ataques, denunciados pelo jogador e pelo Real Madrid, levaram a Procuradoria a abrir uma investigação por "crime de ódio", categoria penal que, na Espanha, inclui crimes racistas.

Vinicius Junior, do Real Madrid, reage quando Javi Guerra, do Valencia, tenta falar com ele - Pablo Morano - 21.mai.23/Reuters

A Comissão Antiviolência, órgão vinculado ao Conselho Superior dos Esportes, anunciou que estava examinando as imagens disponíveis para identificar os autores dos insultos para e "propor as sanções correspondentes".

Boneco

Outras quatro pessoas foram detidas na Espanha como parte da investigação sobre o boneco com o uniforme do atacante pendurado em uma ponte da capital espanhola fim de janeiro, anunciou a polícia nesta terça.

Os quatro detidos em Madri são considerados supostamente responsáveis por um "crime de ódio". Três são "membros ativos de um grupo radical de torcedores de um clube madrileno", acrescenta a nota.

O boneco, que tinha um uniforme de Vinicius Junior, foi pendurado para simular um enforcamento em 26 de janeiro, depois da vitória de 3 a 1 do Real Madrid contra o Atlético de Madrid pelas quartas de final da Copa do Rei. Ao lado do boneco estava uma faixa com a frase "Madri odeia o Real".

Após o ataque, o Real Madrid denunciou um "ato lamentável e repugnante de racismo, xenofobia e ódio" contra o brasileiro e afirmou que esperava a apuração "de todas as responsabilidades daqueles que participaram em um ato tão desprezível".

A investigação, baseada principalmente em depoimentos, permitiu estabelecer que os quatro torcedores, "identificados durante partidas consideradas de alto risco dentro dos dispositivos de prevenção de violência no esporte, foram os supostos autores" do ataque, destacou a polícia.

Boneco de Vinicius Junior pendurado em uma ponte próxima ao CT do Real Madrid - Reprodução/COPE

'Temos um problema'

O presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, disse "reconhecer" que existe um problema de racismo na Espanha.

"Temos um problema. A primeira coisa é reconhecer que temos um problema de comportamento, educação, racismo", disse Rubiales nesta segunda-feira (22), na Ciudad del Fútbol de Las Rozas, sede da federação, perto de Madri.

O governo espanhol pediu "uma resposta forte" aos insultos racistas sofridos pelo brasileiro e afirmou que estes gritos "não representam" os espanhóis.

"As instituições que têm de assegurar o bom funcionamento do futebol. (...) O que fazer é uma resposta contundente", disse o ministro do Consumo, Alberto Garzón, em entrevista à rádio Radiocable.

O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, pediu "tolerância zero" ao racismo no futebol.

Pressionada

A LaLiga está pressionada a tomar atitudes concretas diante de uma cobrança mundial que inclui mensagens do presidente brasileiro, Lula (PT), da Fifa e de estrelas do esporte como os jogadores Kylian Mbappé, Rio Ferdinand e o piloto Lewis Hamilton. Todos expressaram apoio a Vinicius.

A entidade disse, em um comunicado nesta terça-feira (23), que se sente "impotente" para enfrentar o problema enquanto a legislação espanhola limitou suas ações a apenas detectar e denunciar incidentes racistas.

LaLiga listou uma série de incidentes contra jogadores negros, incluindo nove contra Vinicius, que não foram a julgamento por falta de provas e pediu que a lei fosse modificada para que pudesse

"A LaLiga está extremamente frustrada com a falta de sanções e condenações por parte dos órgãos disciplinares esportivos, administrações públicas e tribunais, administrações públicas e órgãos jurisdicionais aos quais são feitas reclamações", afirmou em comunicado.

Vinicius se expressou frustrado por LaLiga não ter exercido pressão sobre a federação espanhola de futebol, que tem o poder de impor fechamentos e proibições de estádios, segundo fontes próximas ao jogador.

A federação pode cancelar uma partida se os insultos racistas continuarem após um período de 10 minutos em que o jogo é interrompido e a torcida avisada. Até o momento, nenhuma partida na Espanha o aplicou.

(Com Reuters)

Leia mais

sobre o caso de racismo contra Vinícius Junior

  1. Vinicius Junior reage a novo ato de racismo, é expulso e sinaliza que pode deixar a Espanha

  2. Atleta responde ao presidente da LaLiga e diz que 'quem se omite se iguala'

  3. Lula pede 'sérias providências' diante de xingamentos racistas contra Vinicius Jr.

  4. Espanha tem um problema de racismo no futebol, diz chefe da federação

  5. Real Madrid apresenta queixa de crime de ódio por ofensas racistas a Vinícius Junior

  6. Vinicius Junior: Anielle diz que acionou MP espanhol e que 'vai para cima' da La Liga

  7. 'Não foi a 1ª, nem 2ª e nem 3ª': dez vezes em que Vinicius Jr foi vítima de racismo na Espanha

  8. Valencia diz ter identificado um torcedor que fez gestos racistas contra Vinicius Junior

  9. 'Tem que parar o jogo e irmos para casa', diz Xavi sobre insultos a Vinícius Junior

  10. Sem propor soluções, governo da Espanha condena racismo no futebol

  11. Governo estuda aplicar lei brasileira se espanhóis não agirem em caso Vinicius Jr., diz Dino

  12. Caso de Vinicius Junior divide a Espanha e enfrenta ideia de que racismo é 'injustificável, mas...'

  13. 'Quantos racistas tiveram nomes e fotos expostos? Zero', diz Vinicius Junior

  14. Presidente do Real promete a Vinicius Junior ir 'às últimas consequências' para defendê-lo

  15. 'Amanhã todo mundo esquece', diz brasileiro alvo de racismo no futebol espanhol antes de Vinicius Junior

  16. Caso de racismo contra Vinicius Junior vira incidente diplomático entre Brasil e Espanha

  17. 'Meu filho de 5 anos perguntou o que estava acontecendo e eu não sabia o que responder'

  18. Seis árbitros do jogo em que Vinicius Junior foi alvo de racismo serão demitidos, dizem jornais

  19. LaLiga pede ajuda de torcedores para identificar racistas nos estádios espanhóis

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.