Descrição de chapéu tênis

República Tcheca proíbe entrada de tenista russa no país

Governo tcheco não revelou identidade da atleta, que disputaria torneio em Praga

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

AFP

A República Tcheca recusou a entrada no país de uma tenista russa no aeroporto de Praga, onde será disputado a partir de segunda-feira (31) um torneio WTA 250, anunciou nesta sexta-feira (28) o Ministério do Interior tcheco. A identidade da jogadora não foi informada.

"Durante a verificação de uma cidadã russa no aeroporto, a polícia nacional justificou a rescisão de sua autorização de residência temporária. Ela já deixou a República Tcheca", diz uma mensagem no Twitter do Ministério do Interior tcheco.

Autoridades tchecas especificaram que outras jogadoras russas e belarussas não estavam no país "de acordo com as informações disponíveis".

A russa Vera Zvonareva (à direita) foi impedida de participar de torneio na Polônia, na semana passada
A russa Vera Zvonareva (à direita) foi impedida de participar de torneio na Polônia, na semana passada - Chandan Khanna - 3.abr.22/AFP

De acordo com a agência de notícias tcheca CTX, três jogadoras russas estavam escaladas para participar do "qualifying" neste fim de semana, enquanto a belarussa Aliaksandra Sasnovich deveria estrear no torneio na próxima semana.

Em junho, em resposta à invasão russa da Ucrânia, o governo tcheco aprovou a proibição da participação de atletas russos e belarussos em competições e partidas em território tcheco. A Agência Nacional Tcheca de Esportes especificou em comunicado que agora é possível, de acordo com a decisão do governo, "invalidar um visto individual no caso de um atleta russo ou belarusso chegar à República Tcheca vindo do espaço Schengen".

Na semana passada, a Polônia proibiu a entrada da jogadora russa Vera Zvonareva, que deveria participar do torneio WTA em Varsóvia, apesar de um visto Schengen obtido na França. A russa Valeria Savinykh e as belarussas Sasnovich, Hatouka e Marozava foram autorizados a participar do torneio polonês. Jogadores e jogadoras russos e belarussos participam de torneios de tênis sob uma bandeira neutra e sem símbolos nacionais.

Em nota, a WTA, que organiza o circuito de tênis feminino, disse que as atletas deveriam participar do torneio com base no mérito, sem sofrer discriminação. A entidade afirmou que vai continuar monitorando a situação "à medida que considera importantes questões geopolíticas complexas".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.