Em jogo marcado por racismo, Corinthians avança na Sul-Americana

Torcedor do Newell's foi filmado fazendo gesto de macaco contra os brasileiros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em um jogo manchado por mais um episódio de racismo no futebol sul-americano, o Corinthians segurou o empate em Rosário, na Argentina, e se classificou na Copa Sul-Americana. O placar de 0 a 0 com o Newell's Old Boys, nesta terça-feira (8), levou a equipe brasileira para as quartas de final da competição.

Em São Paulo, o Corinthians havia vencido por 2 a 1.

Torcedor do Newell's faz gesto de macaco em direção aos corintianos
Torcedor do Newell's faz gesto de macaco em direção aos corintianos - Reprodução @IDCorinthiana no Twitter

O time agora terá como adversário Estudiantes-ARG ou Goiás na próxima fase. A decisão da vaga será nesta quarta-feira (9). Na primeira partida, os argentinos venceram por 3 a 0.

Antes da partida desta terça-feira, vídeo divulgado nas redes sociais mostrou torcedor do Newell’s fazendo gestos de macacos na direção dos corintianos. É possível ouvir também grito de "mono" (macaco).

Na vitória sobre o Santos por 2 a 1, na Vila Belmiro, na fase inicial da competição, o mesmo já havia acontecido com o clube de Rosário, multado em US$ 100 mil (R$ 490 mil pela cotação atual) pela Conmebol.

Ônibius da torcida corintiana foram apedrejados nas imediações do estádio Marcelo Bielsa. Com 42 mil pagantes, os locais tentaram pressionar, mas o incentivo constante não fez diferença.

O Newell’s deu 16 finalizações no primeiro tempo contra três do Corinthians. A equipe argentina deu arremates que não levavam perigo. Cássio não fez nenhuma grande defesa. O abafa aconteceu porque o time brasileiro não sabia como manter a bola no ataque. A opção de usar a velocidade de Adson e Wesley pelas pontas não deu certo.

No intervalo, a divisão entre as duas torcidas foi rompida pelos locais e a polícia teve de fazer um cordão de isolamento. Objetos começaram a ser atirados de um lado para o outro e cadeiras foram jogadas.

O segundo tempo apenas recomeçou depois de os atletas do Newell’s pedirem para o público se acalmar. Cássio reclamou ter sido atingido por uma garrafa, recolhida pela arbitragem.

Polícia separa os torcedores argentinos dos brasileiros no estádio Marcelo Bielsa, em Rosário
Polícia separa os torcedores argentinos dos brasileiros no estádio Marcelo Bielsa, em Rosário - Marcelo Manera/AFP

Mesmo depois de reiniciada a partida, os jogadores continuaram a se queixar de objetos lançados em campo.

A etapa complementar seguiu no mesmo ritmo, com a diferença que o Corinthians conseguiu ameaçar mais. Aos 26, Yuri Alberto quase marcou. Com o passar do tempo, o Newell’s tentou pressionar e quase abriu o placar aos 36, quando Fabio Santos salvou finalização de Gómez que entraria.

Ainda vacilante no Campeonato Brasileiro, onde está em 14º, a equipe de Vanderlei Luxemburgo tem sua melhor chance de ser campeão nas competições de mata-mata. Além da Sul-Americana, está vivo na Copa do Brasil. No próximo dia 16 decide vaga na final contra o São Paulo depois de ter vencido a primeira semi por 2 a 1.

O empate na Argentina representou o 10º consecutivo do time sem derrota na temporada.

No domingo (13), o Corinthians recebe o Coritiba, na Neo Química Arena, pelo Nacional.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.