Descrição de chapéu atletismo

Somália suspende dirigente após corredora levar 21 segundos para correr 100 metros

Presidente de federação é acusada de abuso de poder e nepotismo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rohith Nair
Bengaluru | Reuters

O ministro da Juventude e Esportes da Somália suspendeu a presidente da federação de atletismo do país e está prestes a iniciar uma ação legal depois que uma corredora levou mais de 21 segundos para completar os 100 metros nos Jogos Universitários Mundiais.

Nasra Abukar Ali cruza a linha de chegada na prova de 100 m mais de 10 segundos atrás da vencedora da prova nos jogos estudantis na China; ela seria parente do presidente da federação de atletismo do país
Nasra Abukar Ali cruza a linha de chegada na prova de 100 m mais de 10 segundos atrás da vencedora da prova - Reprodução

Nasra Abukar Ali se alinhou para os 100 m feminino nos jogos estudantis na China, mas terminou em último lugar, mais de 10 segundos atrás da vencedora da corrida, que marcou 11,58 segundos.

Em um vídeo que se tornou viral nas redes sociais, a jovem de 20 anos, sem treinamento, nem sequer estava na tela quando o restante do grupo cruzou a linha.

O ministro dos Esportes, Mohamed Barre Mohamud, afirmou que foi realizada uma investigação com o Comitê Olímpico Nacional da Somália, que revelou que Ali não era uma atleta nem uma corredora.

"Khadijo Aden Dahir, a presidente da Federação de Atletismo da Somália, envolveu-se em atos de abuso de poder, nepotismo e difamação do nome da nação no cenário internacional", disse o ministro em um comunicado. Não elaborou sobre a acusação de nepotismo.

"Com base nesses resultados, o presidente do Comitê Olímpico Nacional da Somália deve suspender Khadijo Aden. Além disso, o Ministério (...) declara firmemente sua intenção de tomar medidas legais tanto contra o presidente da Federação de Atletismo da Somália quanto contra os indivíduos responsáveis pela falsificação da Associação de Esportes Universitários da Somália."

O Ministério acrescentou que a investigação também revelou que não havia uma Associação de Esportes Universitários da Somália registrada.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.