Descrição de chapéu basquete

Brasil surpreende favorito Canadá e vive na Copa do Mundo de basquete

Equipe conquista grande triunfo e fica a um passo das quartas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Brasil conseguiu uma enorme vitória, na noite indonésia de sexta-feira (1º), na Copa do Mundo de basquete. A equipe dirigida por Gustavo de Conti enfrentou o Canadá, forte candidato ao título, e triunfou por 69 a 65.

Muito celebrado na Indonesia Arena, em Jacarta, o resultado manteve a seleção viva na competição, que tem sedes também nas Filipinas e no Japão. Se derrotar a Letônia no próximo domingo (3), avançará às quartas de final.

Foi uma ótima partida defensiva do Brasil, que limitou bastante um ataque fortíssimo. Liderados pelo excelente ala-armador Shai Gilgeous-Alexander, os canadenses chegaram ao confronto com média de 108 pontos por jogo.

Shai Gilgeous-Alexander sobe com forte marcação - Willy Kurniawan/Reuters

Firme na marcação, o time da América do Sul ficou à frente no primeiro quarto, com 16 a 13, mas viu os favoritos crescerem na segunda parcial e abrirem vantagem de dez pontos, mantida em boa parte da terceira. Foi só no período final que ocorreu a virada.

O ala Bruno Caboclo teve ótima participação, com 19 pontos e 13 rebotes, mas, no momento decisivo, quem apareceu foi Yago. Com o placar empatado em 60 a 60, o armador fez duas cestas seguidas em jogadas individuais.

Aí, o Canadá se atrapalhou no ataque, com passes desastrados, e precisou apelar para as faltas. Nos instantes finais, o Brasil teve calma para fechar o jogo à frente, apesar dos 23 pontos de Gilgeous-Alexander.

Yago celebra a ótima vitória brasileira na Indonésia - Willy Kurniawan/Reuters

A situação do Grupo L agora é simples. As quatro equipes estão empatadas, com três vitórias e uma derrota até aqui. Os vencedores dos confrontos Brasil x Letônia e Espanha x Canadá, no domingo, vão ao mata-mata.

Promete ser novamente dura a tarefa da formação brasileira. A Letônia mostrou força nesta sexta ao fazer 74 a 69 na Espanha, que é a atual campeã mundial e derrotou o Brasil por 96 a 78 na última segunda.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.