Descrição de chapéu beisebol

Cinco esportes são incluídos nos Jogos Olímpicos de 2028, em Los Angeles

Críquete, beisebol e squash estão entre as novas modalidades que serão disputadas nos Estados Unidos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Karolos Grohmann Sudipto Ganguly
Mumbai (Índia) | Reuters

O COI (Comitê Olímpico Internacional) anunciou nesta sexta-feira (13) que cinco novos esportes farão parte dos Jogos Olímpicos de Los Angeles, nos Estados Unidos, em 2028.

O críquete, modalidade mais popular na Índia, que atualmente sedia a Copa do Mundo, vai voltar ao programa. Ele fez uma única aparição nas Olimpíadas em 1900, na edição de Paris.

Beisebol e softbol (versão semelhante do esporte praticado por mulheres), squash, lacrosse (jogo semelhante ao hóquei na grama, mas com bastões que têm uma rede na ponta) e flag-football (uma espécie de futebol americano sem contato) também foram incluídos na agenda das Olimpíadas de Los Angeles.

Jogadores de Nova Zelândia e Bangladesh disputam partida de críquete na Copa do Mundo em Chennai, na Índia - R. Satish Babu - 13.out.23/AFP

O beisebol já foi apresentado em várias edições anteriores dos Jogos, a primeira delas em Barcelona-1992. O esporte voltou ao programa olímpico em Tóquio-2020, depois de ter sido deixado de fora em 2012 e 2016, mas não fará parte dos Jogos de Paris em 2024.

Cada cidade-sede, de acordo com as regras do COI, pode solicitar a inclusão de vários esportes para a edição dos Jogos que receberão.

Para que os cinco esportes sejam oficialmente confirmados, ainda é preciso que a decisão seja ratificada na próxima segunda-feira (16) durante encontro dos dirigentes do COI.

Havendo a confirmação, serão 35 modalidades a ser disputadas nos Jogos, um recorde na história olímpica. Até então, Tóquio-2021 era a edição com maior número de disputas, com 33 esportes.

"A inclusão [das modalidades esportivas] permitirá que o movimento olímpico se envolva com novos atletas e comunidades de fãs nos Estados Unidos e globalmente", afirmou Thomas Bach, presidente do COI.

Embora a inclusão dos cinco novos esportes seja apenas para uma edição dos Jogos, a expectativa dos praticantes é que o impulso proporcionado pela participação olímpica estimule o crescimento de participantes.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.