Descrição de chapéu tênis

Bia Haddad termina a temporada na 11ª colocação do ranking mundial

Tenista brasileira ganha posições após título na China e mira top 10 no próximo ano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A WTA, a associação das tenistas profissionais, divulgou a atualização de seu ranking após o último campeonato de elite da temporada. A brasileira Beatriz Haddad Maia fechou 2023 na 11ª colocação da lista, subindo oito posições após a conquista do título do WTA Elite Trophy, em Zhuhai, na China.

Havia a expectativa de que ela pudesse entrar no top 10, por uma indefinição em relação à pontuação de Barbora Krejciková, décima colocada. Como a tcheca se inscreveu como reserva no WTA Finals, que reúne as oito melhores do ano, poderia perder os pontos alcançados no Elite Trophy, disputado pelas melhores fora do top 8.

A brasileira Beatriz Haddad Maia quer se consolidar entre as dez melhores do mundo e tem a ambição de assumir a ponta do ranking - Sean M. Haffey - 14.set.23/Getty Images via AFP

Mas Krejciková acabou não entrando em quadra no Finals, realizado em Cancún, e manteve a pontuação obtida na semana anterior. Assim, permaneceu em décimo lugar. Quem venceu no México foi a polonesa Iga Swiatek, que, com a taça, recuperou o topo do ranking, ultrapassando a belarussa Aryna Sabalenka.

Bia Haddad jamais havia terminado a temporada em posição tão alta. A paulista de 27 anos, que esteve brevemente na décima colocação após ter avançado às semifinais no Aberto da França, em Roland Garros, agora tem como meta entrar no top 10 e nele se consolidar. Depois, ambiciosa, sonha com a liderança.

"A partir do momento em que você faz semifinal de Grand Slam, você se coloca em uma posição de ganhar Grand Slam. E, quando você se coloca em uma posição de ganhar Grand Slam, você se coloca em uma posição de sonhar em ser número um do mundo. É um objetivo. Tenho que me consolidar no top 10, mas eu acredito, sim, que vou ser número um", afirmou.

Confira o ranking atualizado da WTA

  1. Iga Swiatek (Polônia)

    9.295 pontos

  2. Aryna Sabalenka (Belarus)

    9.050 pontos

  3. Coco Gauff (Estados Unidos)

    6.580 pontos

  4. Elena Rybakina (Cazaquistão)

    6.365 pontos

  5. Jessica Pegula (Estados Unidos)

    5.975 pontos

  6. Ons Jabeur (Tunísia)

    4.195 pontos

  7. Markéta Vondrousová (República Tcheca)

    4.075 pontos

  8. Karolína Muchová (República Tcheca)

    3.651 pontos

  9. Maria Sakkari (Grécia)

    3.620 pontos

  10. Barbora Krejciková (República Tcheca)

    2.880 pontos

  11. Beatriz Haddad Maia (Brasil)

    2.855 pontos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.