Descrição de chapéu Todas

Bia Haddad Maia conquista maior título de sua carreira na China

Brasileira levou o WTA Elite Trophy em simples e duplas, e pode voltar ao top 10

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Beatriz Haddad Maia, 27, derrotou Zheng Qinwen, 21, na manhã deste domingo (29) e conquistou seu terceiro título, o maior de sua carreira.

Em uma batalha com sets de mais de uma hora cada um, Bia levou a melhor sobre a chinesa com parciais 7/6 (11) e 7/6 (4) na final do WTA Elite Trophy, disputado em Zhuhai, espécie de finalíssima para o segundo escalão do topo do ranking.

A partida, de 2 horas e 51 minutos, foi a vitória por sets diretos mais longa do ano no circuito.

A brasileira abraça uma taça grande de vidro enquanto fala ao microfone, na quadra. ao fundo os gandulas estão alinhados
Beatriz Haddad Maia faz seu discurso de agradecimento após vencer o WTA Elite Finals, em Zhuhai, nas duplas - WTA no X

O WTA Elite Trophy é o título mais importante da carreira de Bia até aqui, e seu primeiro acima dos 250. Ela já havia conquistado Nottingham e Birmingham no ano passado, ambos na grama. Seu melhor resultado em slams veio neste ano, com as semifinais em Roland Garros, em junho.

Agora, a brasileira depende do que vai acontecer no WTA Finals, mas pode terminar o ano de volta à sua melhor colocação, a 10ª, tendo começado o torneio na 19ª. O Finals começa neste domingo, em Cancún, no México.

Esta também foi a primeira final do ano para Bia, que levantou a taça sem ter perdido sets. Ela chegou ao torneio tendo sido derrotada em três das quatro últimas partidas que disputou, desde que se acidentou no banheiro de seu quarto de hotel em Guadalajara e machucou as mãos.

Mas em Zhuhai a paulistana reencontrou sua melhor forma e venceu três jogadoras do top 20 em sequência a caminho da final: Madison Keys (11), Caroline Garcia (20) e Daria Kasatkina (17).

A partida deste domingo foi o primeiro encontro entre Bia e Zheng Qinwen, 18ª no ranking, que vinha de oito partidas invicta em torneios na China.

"Minha mentalidade foi muito importante. Eu tentei ser paciente nos momentos em que as coisas não estavam acontecendo do jeito que eu queria. É uma semana muito especial para mim. Quando cheguei à Ásia, eu tinha pontos nos dedos na primeira rodada em Pequim, e agora termino a temporada com uma taça nas minhas mãos", disse a brasileira após a vitória.

Paciência foi um fator importante na partida, de pontos altamente disputados. O primeiro set teve apenas duas quebras de saque, com Zheng saindo na frente para marcar 3-2 e resposta da paulistana no 4-4.

No tiebreak, de 24 pontos, Bia segurou firme após a chinesa começar cravando um winner na paralela. A brasileira abriu 5-3, mas só conseguiria fechar a parcial em seu quarto set point.

O segundo set começou com as duas tenistas perdendo intensidade, algo esperado depois das emoções da primeira etapa. Zheng perdeu o serviço no terceiro game, mas tirou a vantagem da brasileira no 3-3. Bia chegou a sacar pelo campeonato com 5-4, mas a chinesa conseguiu um lindo backhand de costas para se segurar na partida.

A chinesa quase levou a partida para um terceiro set, mas Bia contou com seu forehand para barrar a adversária e levar a final ao tiebreak. Aproveitando o momento de confiança mesmo depois de Zheng abrir 2-0, a paulistana ganhou 7 dos 9 últimos pontos no desempate e encerrou a partida com um winner de serviço em seu segundo match point.

"Foi uma ótima semana. Mesmo do outro lado do mundo, me senti em casa", disse a brasileira em seu discurso de agradecimento.

Ao lado da russa Veronika Kudermetova, Bia levantou também a taça nas duplas, ao derrubar por 2 sets a 0 (6/3 e 6/3) as cabeças de chave número 2, Miyu Kato, do Japão, e Aldila Sutjiadi, da Indonésia.

Este é o sexto título de duplas da paulistana e o primeiro com Kudermetova, parceria que ocupava a primeira posição na chave em Zhuhai. Ao lado de Victoria Azarenka, Bia foi campeã do Masters 1000 de Madri, em maio.

Criado em 2015, o WTA Elite Trophy não era realizado desde 2019, devido à pandemia de Covid-19 e pela decisão da WTA, após o caso Peng Shuai, de não realizar competições na China, o que voltou a acontecer a partir de setembro deste ano.


A CARREIRA DE BIA HADDAD MAIA

Nascimento: 30.mai.1996, em São Paulo

Altura: 1,85 m

Posição atual no ranking da WTA: 19 (11 a partir desta segunda [30])

Melhor posição na carreira: 10, em 12.jun.23

Títulos em simples: Nottingham Open e Birmingham Classic (2022), WTA Elite Trophy (2023)

Melhor resultado em slams: Semifinais em Roland Garros (2023)

Técnico: Rafael Paciaroni

Com AFP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.