Descrição de chapéu Campeonato Brasileiro

Endrick conduz Palmeiras em virada histórica e reduz distância para o líder Botafogo

Após sair perdendo por 3 a 0, Alviverde conseguiu a virada com quatro gols no segundo tempo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em um jogo eletrizante pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras conseguiu uma virada histórica contra o líder Botafogo, venceu o rival carioca por 4 a 3 no estádio Nilton Santos e entrou de vez na briga pelo título.

O jogo teve dois tempos completamente distintos. O primeiro foi todo dominado pelo time carioca, que abriu 3 a 0 ainda nos 45 minutos iniciais e parecia ter definido a partida. Na volta para o segundo tempo, contudo, os papéis se inverteram, o jovem atacante Endrick, de apenas 17 anos, brilhou e conduziu o Palmeiras à virada, em um dos grandes jogos do campeonato.

Com o resultado, o Botafogo estacionou nos 59 pontos, enquanto o Palmeiras chegou aos 56, reduzindo a distância para o líder para apenas três pontos. O Botafogo ainda tem um jogo a menos, referente a partida contra o Fortaleza na Arena Castelão agendado para 23 de novembro, após a suspensão do confronto com o Athletico-PR por falta de luz no Nilton Santos.

Atacante Endrick, do Palmeiras, comemora gol contra o Botafogo no estádio Nilton Santos - Cesar Greco - 1.nov.2023/Palmeiras

Contando com o apoio de aproximadamente 34 mil torcedores em casa, o time carioca não tomou conhecimento da formação do técnico Abel Ferreira nos 45 minutos iniciais. O primeiro gol veio aos 20 minutos, em chute do meia Eduardo da entrada da grande área após cruzamento de Victor Sá. Embora a batida não tenha sido tão forte, a bola desviou no zagueiro Murilo e tirou qualquer chance de defesa do goleiro.

Aos 29 minutos, Tchê Tchê ampliou com um golaço, ao acertar um chute potente de fora da área no ângulo esquerdo do arqueiro palmeirense. Weverton chegou a tocar na bola, mas não conseguiu impedir o segundo do Botafogo.

A primeira finalização do Palmeiras veio apenas aos 34 minutos, em falta batida por Raphael Veiga. Na jogada seguinte, em contra-ataque, o Glorioso ampliou. Júnior Santos conduziu contra-ataque até a entrada da área adversária e tocou para Tiquinho Soares, que bateu cruzado para defesa de Weverton. No rebote, Júnior Santos fez o terceiro do Botafogo.

Na segunda etapa, o Palmeiras voltou bem melhor, com o garoto Endrick como principal destaque, enquanto o Botafogo não conseguiu repetir o bom desempenho do primeiro tempo. Logo aos 4 minutos, o jovem atacante dominou a bola no meio de campo, avançou em velocidade em direção a área do Botafogo deixando quatro defensores para trás e bateu cruzado rasteiro para vencer o goleiro Lucas Perri e diminuir para o Palmeiras.

Aos 30 minutos da etapa final, o zagueiro Adryelson foi expulso pelo árbitro Bráulio da Silva Machado, após entrada dura no atacante Breno Lopes. O lance acabou se mostrando decisivo para o placar final. O Botafogo ainda teve um pênalti a seu favor aos 37 minutos sofrido por Tiquinho Soares, mas o atacante perdeu a oportunidade de ampliar, parando em boa defesa de Weverton.

Na sequência, o clube carioca acabou punido com o segundo gol de Endrick, aos 38, em chute rasteiro da entrada da área. Aos 44 minutos, veio o empate. O argentino Flaco López, que havia acabado de entrar no lugar do zagueiro Luan, recebeu passe de Gustavo Gómez dentro da pequena área e, sem marcação, finalizou de cabeça.

O árbitro deu nove minutos de acréscimo na segunda etapa e, aos 53 minutos, o Palmeiras conseguiu a virada. O zagueiro Murilo recebeu dentro da pequena área após cobrança de falta de Raphael Veiga e, sem deixar a bola cair no chão, bateu no canto direito do gol botafoguense. "O Botafogo tem tudo para ser campeão, mas o Palmeiras nunca vai deixar de correr atrás", afirmou Endrick após o apito final.

Na próxima rodada, o líder Botafogo pega o Vasco em clássico carioca, na segunda-feira (6), no estádio de São Januário. Na zona do rebaixamento com 31 pontos, o Vasco enfrenta o Cuiabá nesta quinta (2), na Arena Pantanal.

Já o Palmeiras pega o Athletico-PR, sétimo colocado, no sábado (4), na Arena Barueri. O Allianz Parque não poderá ser utilizado pela equipe paulista por conta de um show que será realizado no local.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.