Descrição de chapéu América Latina

Nadador cubano que participou dos Jogos Parapan-Americanos pede refúgio no Chile

Caso se soma ao de sete cubanos que não retornaram ao seu país após participarem dos últimos Jogos Pan-Americanos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Santiago (Chile) | AFP

O nadador cubano Yunerki Ortega, que participou dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago-2023, deixou a vila dos atletas para pedir refúgio no Chile, se juntando a outros sete atletas da ilha que também querem permanecer no país, informou seu advogado nesta segunda-feira (20).

Ortega, um atleta cego de 33 anos que competiu no sábado nos 50 metros livres, apresentará em breve seu pedido de refúgio às autoridades chilenas, disse à AFP seu representante legal, Mijail Bonito, sem dar mais detalhes.

A delegação cubana havia denunciado à polícia o desaparecimento de Ortega, depois que o nadador deixou a Vila Parapan-Americana com seus pertences.

Nadador cubano Yunerki Ortega em imagem publicada em sua rede social - Reprodução: Facebook

O caso se soma ao de sete cubanos que não retornaram ao seu país após participarem dos últimos Jogos Pan-Americanos. Os atletas estão no Chile esperando que o governo chileno lhes conceda refúgio.

O advogado Bonito também representa as seis jogadoras da seleção cubana feminina de hóquei sobre grama e o atleta Yoao Illas, que obteve a medalha de bronze nos 400 metros com barreiras masculino em Santiago-2023.

Apesar das perdas de atletas de elite, Cuba encerrou sua participação no top-5 do quadro de medalhas do Pan de Santiago-2023, atrás de Estados Unidos, Brasil, México e Canadá.

Segundo dados oficiais cubanos, de 2022 até hoje, migraram quase 200 atletas cubanos de alto rendimento, entre eles mais de dez boxeadores, incluindo o astro Andy Cruz, considerado por muitos o maior boxeador do país.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.