Neymar tem cirurgia no joelho concluída e deve ter alta nos próximos dias

Procedimento foi conduzido pelo médico da seleção; alta está prevista para os próximos dias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A cirurgia no joelho esquerdo de Neymar, 31, teve início na manhã desta quinta-feira (2) e terminou no começo da tarde. Ele foi operado por Rodrigo Lasmar, médico da seleção brasileira e do Atlético-MG, no Hospital Mater Dei de Belo Horizonte.

O procedimento foi realizado duas semanas depois que o camisa 10 da seleção sofreu rupturas no ligamento cruzado anterior e no menisco do joelho esquerdo, durante partida contra o Uruguai pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo, em 17 de outubro.

Neymar sente lesão durante partida contra o Uruguai - Andres Cuenca - 17.out.23/Reuters

A cirurgia teve mais de quatro horas de duração, e Neymar deve deixar o hospital até sábado (4). A expectativa é que o camisa 10 do Al Hilal volte a atuar até o fim do primeiro semestre de 2024, segundo o Globo Esporte.

Neymar chegou ao hospital na noite de quarta, 1° de novembro. Por volta das 7h de quinta, ele publicou nos stories a foto de um porta retrato, no qual aparece dormindo junto com os filhos Davi Lucca, de 10 anos, e a recém-nascida Mavie, e escreveu "Vai dar tudo certo".

Ele se machucou em uma disputa de bola no meio do campo, aos 44 minutos do primeiro tempo da partida realizada em Montevidéu. O jogador teve rotação anormal no joelho quando tentava apoiar o pé no gramado e saiu carregado, já indicando a gravidade da lesão.

De volta ao Brasil, o atleta decidiu esperar para fazer o procedimento aqui. Seu clube tinha a intenção de realizar a cirurgia em Paris, mas o jogador quis ser operado por Lasmar.

O médico esteve presente nas três cirurgias do atleta —em 2018, para correção de fratura no pé direito, em fevereiro deste ano, para correção de lesão nos ligamentos, e nesta quinta.

Neymar foi contratado em agosto pelo Al Hilal como o principal reforço do clube, mas só disputou cinco partidas pelo time até o momento. O craque emplacou seu primeiro gol com a camisa 10 em 3 de outubro, na vitória por 3 a 0 sobre o Nassaji Mazandaran, pela Liga dos Campeões da Ásia.

Para o coordenador do Laboratório de Biomecânica da Escola de Educação Física e Esporte da USP (Universidade de São Paulo), Júlio Cerca Serrão, o jogador pode se recuperar em no mínimo seis meses, mas deve levar um tempo maior, variando de oito a 12 meses.

A depender da velocidade da recuperação, poderá ser o mais longo período de inatividade de Neymar. Atualmente, a lesão que o deixou mais tempo sem jogar futebol foi uma entorse no tornozelo direito com lesão ligamentar, sofrida em fevereiro deste ano. O atleta ficou fora do gramado até agosto.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.