Descrição de chapéu violência

Violência no futebol da Turquia é inaceitável, diz presidente da Fifa

Torcedores do Trabzonspor invadiram o campo para agredir jogadores do Fenerbahce

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Huseyin Hayatsever Shifa Jahan
Ancara (Turquia) e Bengaluru (Índia) | Reuters

A violência no Campeonato Turco de futebol (Süper Lig) é "inaceitável", disse nesta segunda-feira (18) o presidente da Fifa (Federação Internacional de Futebol), Gianni Infantino, pedindo às autoridades que tomem medidas após uma briga depois da vitória do Fenerbahce por 3 a 2 sobre o Trabzonspor.

Os torcedores do Trabzonspor invadiram o campo após o apito final no domingo (17) e atacaram os jogadores visitantes do Fenerbahce, que reagiram para se defender.

Jogadores do Fenerbahce são atacados por torcida do Trabzonspor no estádio Papara Park, em Trabzon, na Turquia
Jogadores do Fenerbahce são atacados por torcida do Trabzonspor no estádio Papara Park, em Trabzon, na Turquia - 17.mar.2024/AFP

O episódio se segue a outros incidentes violentos na liga turca nesta temporada, incluindo um ataque a um árbitro por um presidente de clube e protestos contra decisões de arbitragem.

A polícia turca deteve 12 torcedores após o incidente, disse o ministro do Interior, Ali Yerlikaya, em uma postagem na segunda-feira.

Os jogadores do Fenerbahce deixaram Trabzon em um avião particular na noite de domingo, acompanhados por extensas medidas de segurança.

"A violência testemunhada após a partida da Süper Lig turca entre Trabzonspor e Fenerbahce é absolutamente inaceitável —dentro ou fora de campo, não tem lugar em nosso esporte ou sociedade", disse Infantino em um comunicado.

"Todos os jogadores devem estar seguros para jogar o jogo que traz tanta alegria a tantas pessoas em todo o mundo."

"Peço às autoridades competentes que garantam que isso seja respeitado em todos os níveis e que os responsáveis pelos eventos chocantes em Trabzon sejam responsabilizados por suas ações."

"Estamos passando por um período em que o futebol turco está agora completamente dominado pelo caos, onde as tensões estão constantemente altas e onde não podemos usar o poder curativo do futebol", disse o técnico do Trabzonspor, Abdullah Avci, aos repórteres no domingo.

"Não entendo por que este lugar está tão tenso. Não temos o direito de comemorar? Precisamos superar essas coisas. Precisamos ser tolerantes uns com os outros e ter bom senso", disse o técnico do Fenerbahce, Ismail Kartal, aos repórteres.

"Estamos em contato com nossos representantes e autoridades estaduais em relação aos incidentes que ocorreram durante e após a partida", disse a Federação Turca de Futebol em um comunicado.

"Ninguém deve ter dúvidas de que, após a conclusão das investigações, as sanções penais necessárias serão impostas aos responsáveis (pela violência) para evitar a repetição de tais incidentes."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.