Ensaios para cerimônia de abertura de Paris-2024 começarão em março

Marcada para 26 de julho, tradicional festa dos Jogos Olímpicos ocorrerá pela primeira vez fora de um estádio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Karine Perret
Paris | AFP

Começarão em março os ensaios para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, afirmou o diretor artístico do evento, Thomas Jolly. A solenidade ocorrerá no rio Sena e, pela primeira vez na história das Olimpíadas da era moderna, será realizada fora de um estádio.

Jolly e Thierry Reboul, outro diretor das cerimônias dos Jogos de Paris, detalharam o percurso do desfile fluvial de três horas, com espetáculos ao longo de seis quilômetros, com performances de centenas de artistas.

Thomas Jolly, diretor artístico das cerimônias olímpicas e paralímpicas, em Paris - Joel Saget - 23.jan.2024/AFP

Como vão os preparativos? Thomas Jolly: O primeiro trabalho, o de construir, em conjunto com os artistas, toda uma história ao longo destes seis quilômetros, foi validado em julho de 2023. O conceito passou para a fase de estudo de viabilidade: o Sena não tem a mesma profundidade de um local para outro, o vento não sopra da mesma forma em cada ponte, [deve-se] evitar perturbar os habitats naturais da biodiversidade. Esse estudo foi concluído no final de 2023. Sonho e realidade estão hoje 90% harmoniosamente combinados. Restam 10% para adaptação. Muitos cenários já estão sendo construídos. Os artistas já foram contatados, e os ensaios podem começar a partir de março.

Como serão realizados os ensaios? TJ: O espetáculo não poderá ser ensaiado no rio. Os ensaios acontecerão em ambientes fechados, em grandes hangares e em uma base náutica, para tudo o que envolve a água como material. Serão ensaios fragmentados. Nos dias anteriores à cerimônia, poderemos uni-los, para que depois todos possam descobrir a montagem final.

Qual é o papel dos barcos? Thierry Reboul: Temos cerca de cem barcos para as delegações, que são quase 200 no total. Elas embarcarão antes da ponte de Austerlitz, em um cais de três quilômetros de extensão. É uma logística enorme. Eles seguirão um atrás do outro, com distâncias calculadas ao segundo. Já fizemos uma série de testes, vamos fazer mais com metade da frota e depois com 100%, para que os capitães das embarcações estejam familiarizados.

Como será a cerimônia? TJ: Uma dúzia de apresentações acontecerá da ponte de Austerlitz ao Trocadéro. Serão protagonizadas por delegações de atletas e animadas por artistas de todas as modalidades: circo, dança, música, performance, artes plásticas etc.

Algum código foi quebrado? TJ: Normalmente, uma cerimônia tem 45 minutos de espetáculo artístico, duas horas de desfile de delegações e uma hora de elementos protocolares. Quis entrelaçar esses três principais eixos habituais, integrando os elementos protocolares no artístico, o desfile no artístico, para que tudo isso forme uma grande festa homogênea.

Qual é a filosofia da cerimônia? TJ: O mundo inteiro estará observando Paris. Na televisão, serão entre um bilhão e dois bilhões de espectadores. É hora de perguntar: quem somos nós? Para onde vamos? O relato que escrevemos conta a história do que é a França, presente ao longo do rio com todos os seus monumentos, e do que a França será. Quero que cada espectador se sinta representado. A França é Edith Piaf e [o rapper] Jul, ou [a soprano] Natalie Dessay. É uma variedade de gêneros musicais. A França é queijo, mas também pretzel, cuscuz. É uma grande diversidade. A ideia é reafirmar que a França é uma história que se enriquece constantemente.

Em caso de chuva ou problemas de segurança, há um plano B? TR: Existem vários planos de contingência. Por exemplo, se chover, sabemos que, em um determinado nível de previsão, distribuiremos capas. Listamos tudo o que pode acontecer e quais respostas podemos fornecer.
TJ: Temos muitos planos possíveis. Mas o local da cerimônia continuará sendo o Sena. E continuará aberto ao público na cidade.

A cerimônia passará em frente à catedral de Notre-Dame. Como vão integrá-la? TJ: É uma noite de festa, não podemos deixar de prestar homenagem a esta nova flecha que subirá no céu de Paris.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.