Descrição de chapéu greve

Importante sindicato do setor público francês ameaça fazer greve durante as Olimpíadas

Paralisação afetaria os trabalhadores da administração central e local, bem como os funcionários dos serviços médicos e sociais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Paris | AFP

Os trabalhadores do setor público francês poderiam declarar greve durante os Jogos Olímpicos de Paris, previstos de 16 de julho a 11 de agosto, anunciou nesta quinta-feira (7) o sindicato CGT.

"Nossos avisos devem finalmente ser ouvidos e os Jogos devem ser preparados sob um ponto de vista social", declarou sua secretária-geral, Sophie Binet, ao meio Franceinfo.

A responsável pelo principal sindicato do setor público anunciou que apresentarão em abril um aviso prévio de greve para o período dos Jogos Olímpicos, durante as férias escolares de verão na França.

Este aviso prévio afetaria os trabalhadores da administração central e local, bem como os funcionários dos serviços médicos e sociais.

Agentes de segurança ao redor da Torre Eiffel, em Paris
Agentes de segurança ao redor da Torre Eiffel, em Paris - Gonzalo Fuentes - 4.mar.2024/Reuters

"Centenas de milhares de trabalhadores serão prejudicados pelos Jogos", assegurou Binet, que mencionou as horas extras e a proibição de tirar folgas. "Como cuidarão de seus filhos durante as férias escolares? Que bônus receberão? Até o momento, nada foi resolvido sobre isso", disse a líder sindical.

Outra de suas preocupações são as condições de alojamento dos funcionários que se deslocarão, por ocasião dos Jogos, para a região de Paris, onde são esperados 15 milhões de visitantes.

Em 28 de fevereiro, o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Paris, Tony Estanguet, pediu uma "trégua social" sem greves durante a competição mundial.

Binet pediu uma reunião com o primeiro-ministro, Gabriel Attal, para abordar o "desafio social" que representa este grande evento esportivo.

O governo negocia há vários meses para evitar um conflito social em setores como a polícia, o transporte ou os hospitais.

O ministro do Interior, Gérald Darmanin, anunciou no final de janeiro um bônus de 1,9 mil euros (R$ 10,2 mil) para os policiais que trabalhem na região de Paris.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.