Paris-2024 revela pôsteres oficiais surrealistas

Monumentos históricos e instalações esportivas a serem utilizadas nas Olimpíadas são retratados no cartaz

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Julien Pretot
Paris | Reuters

Com um aceno ao surrealismo e uma obsessão por detalhes, os pôsteres oficiais dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024, revelados nesta segunda-feira (4), destacam os monumentos históricos da capital e as instalações esportivas.

Os respectivos pôsteres dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, projetados pelo artista parisiense Ugo Gattoni, se complementam para formar um pôster duplo. Eles ilustram os principais monumentos históricos de Paris, como a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo e o edifício Grand Palais.

Pôsteres oficiais dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Paris-2024, do artista Ugo Gattoni
Pôsteres oficiais dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Paris-2024, do artista Ugo Gattoni - Benoit Tessier - 20.fev.2024/Reuters

Também mostram os locais e instalações esportivas a serem utilizados durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos: o Stade de France, o Rio Sena e a Pont Alexandre III, mas também o mar, em referência a Marselha e ao local de surfe Teahupoo, no Taiti.

Os pôsteres oficiais são inspirados no movimento artístico surrealista, com um nível de precisão e detalhe sem precedentes na história dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Através dessa escolha artística, Paris 2024 presta homenagem ao "Manifesto Surrealista" escrito por André Breton e publicado em 1924, ano dos últimos Jogos Olímpicos realizados na capital francesa.

Oito mascotes oficiais de Paris 2024 estão escondidos nesses pôsteres em uma referência sutil à série de livros de quebra-cabeça infantil "Onde está Wally?"

"Isto representa cerca de 2 mil horas de trabalho", disse Gattoni aos repórteres. Os pôsteres serão exibidos no Museu d'Orsay até segunda-feira.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.