Descrição de chapéu Inglaterra Futebol

Seleção da Inglaterra se reaproxima do torcedor e reconquista símbolos nacionais

Equipe que enfrenta Brasil, neste sábado, em Wembley, dribla polêmica com extrema-direita e volta a ser orgulho nacional

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Londres

No dia 10 de junho de 1984, John Barnes fez um gol considerado até hoje um dos mais bonitos da história da seleção inglesa. O atacante arrancou com a bola da intermediária, driblou cinco jogadores, o goleiro, e marcou. Mark Hateley fez o segundo na vitória por 2 a 0 sobre o Brasil em um amistoso no Maracanã.

Depois da partida, no avião, integrantes do partido de extrema-direita National Front estavam no voo com a seleção. Em uma história contada em sua autobiografia, Barnes disse que grupo gritou que o jogo havia sido 1 a 0 porque "gol de negro não contava". Eram tempos sombrios no futebol inglês.

Quando foi apresentado como técnico do Brasil, em janeiro, Dorival Júnior pediu que o torcedor acredite na equipe e disse que esta é "a seleção do povo brasileiro". O afastamento nos últimos anos foi mistura de resultados ruins e contexto político —há muita gente que não quer usar a amarelinha. Os ingleses passaram por algo parecido. A relação com a seleção nacional nas últimas décadas foi de altos e baixos, e impactada pelo momento histórico e político. Mas nunca esteve tão boa. Como eles resgataram o amor da torcida?

Técnico da seleção inglesa Gareth Southgate durante treinamento antes de amistoso contra o Brasil
Técnico da seleção inglesa Gareth Southgate durante treinamento antes de amistoso contra o Brasil - Justin Tallis - 20.mar.2024/AFP

Os anos 1980, época do golaço de Barnes, foram o auge da crise. O hooliganismo afastou torcedores dos estádios e tirou dos ingleses o amor pelo futebol e pela própria identidade nacional.

"Se você fosse um torcedor de futebol nos anos 1980, olhavam feio para você, presumiam que era um hooligan," disse à Folha Roger Domeneghetti, professor de jornalismo na Universidade de Northumbria e autor do livro "Everybody Wants to Rule the World - Britain, Sport & the 1980s" ("Todos querem dominar o mundo: Grã-Bretanha, Esporte e os anos 1980", em tradução livre).

A partir da metade de 1990, no período conhecido como Cool Britannia, através da arte, moda, música, a bandeira britânica era exibida com orgulho, seja na eleição do primeiro-ministro trabalhista Tony Blair ou nas roupas das Spice Girls. O futebol ficou em alta. David Beckham se tornou um dos homens mais famosos do planeta.

Nas décadas seguintes, grupos de extrema-direita como a English Defence League usaram a cruz de São Jorge —da bandeira da Inglaterra— como símbolo político, adotando a estratégia de que quem os apoiava era patriota; caso contrário, era inimigo da nação.

"Foi um momento em que se discutiu o que a bandeira da Inglaterra e a cruz de São Jorge significavam, a quem pertenciam," disse Domeneghetti. "Se, nos anos 1990, os símbolos associados ao que significava ser inglês eram bem-vistos, a partir dos anos 2000, com políticos de direita criticando a imigração e os debates que levaram ao Brexit, estas representações, de novo, se tornaram problemáticas."

Após o plebiscito da saída do Reino Unido da União Europeia, defensores do Brexit tentaram associar o bom desempenho da seleção a um país prospero depois da "independência" do bloco.

Mas, paralelamente, em 2016, Gareth Southgate assumiu a seleção inglesa e a imagem da equipe começou a mudar. A atual geração de jogadores e o treinador —que se posicionam em causas como igualdade de gênero e combate ao racismo— têm papel fundamental em trazer de volta esse orgulho.

"A paixão dos torcedores ingleses pela seleção hoje é cem vezes maior do que antes de Southgate assumir," disse à Folha Tom Barclay, repórter do tabloide The Sun.

"Antes de Southgate, o futebol de seleção estava ruim, as pessoas preferiam assistir a seus clubes, os jogadores pareciam não gostar de representar o país."

"Não havia amor por parte de ninguém. Southgate trouxe essa paixão de volta."

A Inglaterra chegou às semifinais da Copa do Mundo em 2018, à final da Eurocopa, em 2021, e às quartas de final do mundial no ano seguinte.

"Os jogadores mostraram mais amor pela equipe e são mais conscientes socialmente, têm mais noção de suas responsabilidades fora de campo. Isso teve um papel na conexão entre os torcedores e o time," disse Barclay.

Domeneghetti concorda. "Quando Southgate assumiu a seleção, começou um movimento para humanizar os jogadores, suavizar a imagem dos atletas e fazer com que as pessoas não os vissem apenas como jogadores de futebol."

O que falta para o amor do torcedor ficar completo? Títulos. A Inglaterra só tem uma conquista internacional no masculino, a Copa do Mundo de 1966.

Os amistosos contra Brasil e Bélgica são os últimos antes do anúncio da lista para a Eurocopa, principal competição do ano em que os ingleses estão entre os favoritos. A Inglaterra tem alguns dos maiores talentos jovens do planeta, como Jude Bellingham, Phil Foden, Bukayo Saka, e nações como Alemanha e Itália não vivem boa fase.

Mas, quando parecia que o foco estava apenas no esporte, surgiu uma controvérsia na véspera do amistoso contra o Brasil. O primeiro-ministro, Rishi Sunak, e o líder da oposição trabalhista reclamaram do novo uniforme inglês que acaba de ser lançado. A camisa traz a cruz de São Jorge em azul claro, escuro e roxo. Sunak disse que a bandeira nacional não deve ser mexida porque é fonte de orgulho e identidade nacional, e que prefere a original, em vermelho.

Para quem não quer se envolver com política, o preço da camisa, £124,99 —equivalente a quase R$ 800— é que pode assustar.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.