Descrição de chapéu Caso Robinho

Veja o vídeo da audiência de custódia de Robinho

Ex-jogador foi preso nesta quinta-feira para cumprir a pena de nove anos de prisão por estupro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) divulgou nesta sexta-feira (22) o vídeo da audiência de custódia do ex-jogador Robson de Souza, o Robinho, realizada na sede da Justiça Federal em Santos, na região central do município.

A audiência foi conduzida de maneira virtual pelo magistrado Matheus Castelo Branco Firmino da Silva. Ele explica ao ex-jogador que a audiência tem como objetivo verificar as condições em que ocorreram a prisão e se houve algum tipo de tortura ou maus tratos no momento da detenção.

Vestindo uma camiseta verde clara e um moletom azul sobre os ombros, Robinho nega que tenha sofrido qualquer agressão e diz que se prontificou a ir até a sede Polícia Federal em Santos para cumprir a ordem e prisão determinada pela Justiça.

Acompanhado pelo advogado Sérgio Henrique Cotrim Moliterno Júnior, o ex-jogador da seleção brasileira e com passagens por Santos, Real Madrid, Manchester City e Milan afirma que está em bom estado de saúde. "Estou super bem", diz Robinho, que não demonstra na gravação qualquer sinal de abatimento pela prisão.

Robinho durante a audiência de custódia na sede da Justiça Federal em Santos
Robinho durante a audiência de custódia na sede da Justiça Federal em Santos - Divulgação/Justiça Federal de Santos

Robinho vai cumprir pena de nove anos de prisão, em regime fechado, pelo crime de estupro coletivo de uma mulher albanesa, cometido em 2013 em Milão, na Itália.

A sentença da Justiça italiana foi homologada pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) na quarta-feira (20). A corte não analisou se Robinho cometeu ou não o crime, mas apenas se ele deveria cumprir no Brasil a pena à qual foi condenado na Itália.

O ex-jogador responde ainda que tem três filhos menores de idade, de 16, 12 e oito anos, que ficarão sob a guarda da mãe enquanto estiver preso. Questionado se tem parentes que sofrem de alguma doença grave e dependam dele, Robinho cita o pai, Gilvan de Souza.

"Agora as próximas determinações são que vai ter que passar por exame de corpo de delito e vai dar início ao cumprimento da pena, que houve a condenação, e vai ser encaminhado para o presídio", diz o magistrado.

Robinho foi encaminhado ao complexo penitenciário de Tremembé, conhecido como o presídio dos famosos. O local é para onde são enviados condenados que, por terem algum tipo de fama (seja por ser figura pública, seja pelo crime ter tido grande repercussão), correm risco em penitenciárias comuns. Por lá passaram ou ainda estão Alexandre Nardoni, Cristian Cravinhos, Gil Rugai, Lindenberg Alves, Mizael Bispo de Souza e Guilherme Longo, além do médico Roger Abdelmassih.

O ex-jogador do Santos Edinho, filho de Pelé, também ficou preso lá quando cumpriu pena por lavagem de dinheiro.

A audiência durou pouco mais de três minutos e também foi acompanhada pelo procurador Felipe Namba, representando o MPF (Ministério Público Federal).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.