Mulher que aparece em foto com Bolsonaro não é a judoca Beatriz Souza

Imagem é de 2022 e mostra o ex-presidente com atual candidata a vereadora do Rio de Janeiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Publicação feita no X engana ao afirmar que a judoca e campeã olímpica Beatriz Souza aparece ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em foto. A mulher em questão é Vanessa Silva, conhecida como Negona do Bolsonaro, candidata a vereadora do Rio de Janeiro pelo PL.

A partir de uma busca reversa de imagem no Google, o Comprova identificou que a foto foi publicada originalmente em 14 de outubro de 2022, período de eleições presidenciais, na conta pessoal de Vanessa no X.

Duas pessoas posam para foto. A da esquerda é Jair Bolsonaro, homem branco, de jaqueta escura. A seu lado está uma mulher preta, de óculos escuros e camiseta azul com ilustração de Bolsonaro e escrito "Bolsonaro presidente".
Foto usada em post mostra Bolsonaro com Vanessa Silva - Reprodução/X

Os dois estavam juntos em um evento de candidatura do ex-presidente em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, e a mulher vestia uma camiseta azul com a estampa "Bolsonaro Presidente". Ambos sorriram para a foto.

O post enganoso foi publicado em uma conta no X que se define como humorística, mas uma parte dos leitores acreditou no que escreveu o autor do post. Uma mulher comentou "Preciso dessa foto para combater as feique (sic) news nos perfis de esquerda!" e outra disse "Já podemos cancelar a Bia?".

O dono do perfil republicou, por volta de uma hora depois, uma postagem em que Vanessa desmente ser a campeã olímpica. "Infelizmente não sou eu, mas estou pronta para dar um golpe em esquerdista", escreveu.

Beatriz, mulher preta, está sorrindo. Tem os cabelos presos no alto e segura com a mão direita sua medalha de ouro. Fundo preto.
Beatriz Souza com sua medalha de ouro; logo que se tornou campeã, seu nome foi envolvido em desinformação - Wu Wei - 2.ago.2024/Xinhua

O conteúdo enganoso foi publicado poucas horas depois de Bia Souza se tornar campeã olímpica de judô. A judoca de 26 anos conquistou a primeira medalha de ouro do Brasil em Paris, o que fez seu nome repercutir nas redes sociais.

Em resposta ao Comprova, o autor da publicação afirmou ter recebido o conteúdo via WhatsApp, mas que republicou a resposta de Vanessa esclarecendo o mal-entendido.

Enganoso, para o Comprova, é o conteúdo retirado do contexto original e usado em outro de modo que seu significado sofra alterações; que usa dados imprecisos ou que induz a uma interpretação diferente da intenção de seu autor; conteúdo que confunde, com ou sem a intenção deliberada de causar dano.

POR QUE INVESTIGAMOS

O Comprova monitora conteúdos suspeitos publicados em redes sociais e aplicativos de mensagem sobre políticas públicas, saúde, mudanças climáticas e eleições no âmbito federal e abre investigações para aquelas publicações que obtiveram maior alcance e engajamento. Você também pode sugerir verificações pelo WhatsApp +55 11 97045-4984. Sugestões e dúvidas relacionadas a conteúdos duvidosos também podem ser enviadas para a Folha pelo WhatsApp 11 99581-6340 ou pelo email folha.informacoes@grupofolha.com.br.

Leia a verificação completa no site do Comprova.

  A investigação desse conteúdo foi feita por Metrópoles e publicada em 2 de agosto pelo Comprova, coalizão que reúne 42 veículos na checagem de conteúdos virais. Foi verificada por Folha, Estadão, Nexo, O Popular, SBT e SBT News.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.