Descrição de chapéu Folha, 100

Baixe e imprima jogo de tabuleiro que explora fatos marcantes dos 100 anos da Folha

Objetivo é chegar na casa 100 antes dos adversários; jogo tem ilustrações do cartunista Caco Galhardo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Se tem um jornal que sabe conviver com altos e baixos, esquerdas e direitas, é a Folha. Em 100 anos, o jornal passou por ataques e depredações, críticas afiadas, prêmios e recordes de audiência; e pelo jornal passou e ainda passa, todos os dias, gente que marcou a história do país, de todos os matizes políticos.

Como parte das comemorações dos 100 anos da Folha, você, leitor, pode explorar essa história centenária com o jogo da vida da Folha.

Começando pela casa 1, que representa 1921, ano de fundação do jornal, o objetivo é chegar antes dos adversários na casa 100, ou 2021 (veja mais instruções abaixo).

Para jogar, baixe o pdf do jogo nas versões colorida ou em preto e branco e imprima em sua casa ou numa papelaria no formato de folhas A4.

O jogo de tabuleiro é ilustrado pelo cartunista Caco Galhardo, que publica tirinhas diárias no jornal desde 1997 e integra o caderno especial disponível neste domingo (28) nas bancas, assim como o caça-palavras para testar seus conhecimentos sobre o jornal.

INSTRUÇÕES

O jogo é simples: começando no ano 1921, os participantes (não há limite de quantos!) rolam os dados e se deslocam cronologicamente —use feijões, tampas de bebidas, botões, moedas ou qualquer outro objeto.
O objetivo é chegar à casa 100. Pelo caminho, os jogadores irão se deparar com casas que exigem alguma ação (avançar, voltar, jogar duas vezes, por exemplo) relacionada a algum acontecimento relevante daquele ano para o jornal, o país ou o mundo. Se não houver ações indicadas, é preciso ficar onde parou e passar a vez.
Jogo de tabuleiro da Folha especial para os 100 anos
Jogo de tabuleiro da Folha especial para os 100 anos - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.