Perdoar e ser perdoado são dádivas da longevidade

Culpa, ressentimento e necessidade de vingança surgem como impasses e engendram sofrimento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Fernando Genaro Jr.

Psicanalista e pesquisador em Belo Horizonte, doutor em Psicologia Clínica pela USP, idealizador do Serviço de Psicologia do Centro de Referência do Idoso (CRI-Norte, São Paulo)​

O tema do perdão tem sido discutido há séculos como importante questão filosófica.

Apresenta-se como dilema, enigma e, até mesmo, algo da ordem do impossível. O perdão tem uma trajetória histórica que ganhou destaque em diferentes campos do saber, como o jurídico, o teológico, o ético, o político e o psicanalítico. Será a partir desse último que abordarei os impasses do perdão na longevidade.

mãe segura mão da filha
A atriz Tabata Contri segura a mão da mãe, Eliane Ribeiro, no Espaço Vida, instituição de longa permanência para idosos - Eduardo Knapp - 10.mai.2018/Folhapress

Testemunho, a partir da escuta na clínica psicanalítica com os mais velhos, longas histórias regadas pela pluralidade de dramas, traumas, conflitos com si mesmo e com outrem que comparecem na velhice como uma espécie de balanço existencial.

Os mais velhos tendem a viver, de forma mais ou menos consciente, uma revisão de suas vidas em que o seu sentido é continuamente posto à prova.

Mas por que os atos de perdoar e ser perdoado podem ser considerados dádivas da longevidade?

Nesse tempo próprio de balanços, pode surgir como necessidade pessoal, não prescritiva e/ou dogmática, viver diferentes aspectos do perdão.

O ato de perdão pode ser reconhecido como o cessar de uma temporalidade a fim de possibilitar a abertura de outra, tendo uma qualidade de reversibilidade do tempo, abrindo algum horizonte novo.

O perdão possibilita a reconciliação com o passado sob forma de redenção, permitindo revisar decisões e escolhas ao longo da vida que podem impactar diretamente na longevidade. Sua faceta terapêutica favorece o trabalho de diferentes lutos, culminando numa memória reconciliada que conjuga passado, presente e futuro.

Mas o que poderia dificultar esse processo de perdoar e pedir perdão?

O problema do perdão parece residir entre o amor e a justiça. Observamos que a culpa, o ressentimento e a necessidade de vingança surgem como impasses e engendram sofrimento.

Nas biografias cujo resultado do balanço é predominantemente negativo com suas concomitantes feridas narcísicas, o ressentimento patológico surge como estancamento dos sentidos da vida. O ressentido tende a se vitimizar, detendo-se numa experiência passada, seja por culpa ou por desejo de vingança —apegando-se à mágoa quase como se esta última fosse um ente.

É nesse sentido que perdoar e pedir perdão podem ser considerados uma dádiva da longevidade. Uma vez que dádiva é o resultado de oferta espontânea de algo valoroso a alguém, uma forma de semear a vida com a abertura para o novo.

Sem romancear, o perdão não implica anistia e/ou esquecimento do mal vivido. Sua alma consiste em outorgar coragem para realizar reparações e, com isso, proporcionar o enfrentamento do mal vivido pelo indivíduo, seja ele vítima ou ofensor. Como resultante, uma leveza pode ser imensurável.

Para encerrar, compartilho a dádiva da poesia da mineira Adélia Prado:

“Eu quero uma licença de dormir,
perdão pra descansar horas a fio,
sem ao menos sonhar
a leve palha de um pequeno sonho.
Quero o que antes da vida
foi o sono profundo das espécies,
a graça de um estado.
Semente.
Muito mais que raízes.”

SEÇÃO SOBRE LONGEVIDADE TEM CURADORIA DE ALEXANDRE KALACHE

A seção Como Chegar Bem aos 100 é dedicada à longevidade e integra os projetos ligados ao centenário Folha, celebrado ao longo deste ano de 2021.

A curadoria da seção é do médico-gerontólogo Alexandre Kalache, presidente do Centro Internacional de Longevidade (ILC) no Brasil e ex-diretor do Programa Global de Envelhecimento e Saúde da OMS (Organização Mundial da Saúde).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.