Descrição de chapéu Folha, 100

Canal europeu destaca projeto da Folha sobre língua portuguesa

Euronews lança página especial sobre o 7º idioma mais falado do mundo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Canal de TV da Europa especializado em jornalismo, a Euronews publica nesta quarta (5), Dia Mundial da Língua Portuguesa, uma página especial online dedicada ao idioma.

Entre as iniciativas destacadas pela Euronews, está O Tamanho da Língua, projeto lançado pela Folha em 2018 e que apresenta a história do idioma, além de uma série de curiosidades, por meio de vídeos, textos, fotos, mapas e quiz.

Ao longo de pelo menos seis meses, jornalistas da Folha percorreram Portugal e Moçambique, além de diversas regiões do Brasil, para mostrar a riqueza da língua portuguesa, a sétima mais falada do mundo.

É o idioma oficial de nove países e tem mais de 260 milhões de falantes.

O Tamanho da Língua venceu o Prêmio Folha de 2018 na categoria edição e conquistou medalha de bronze na competição para trabalhos digitais da 40ª edição da SND (Society for News Design), uma das principais entidades do mundo de fomento ao design em jornalismo.

Essa página da Euronews ressalta também iniciativas do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, e do Instituto Camões, sediado em Portugal, entre outras instituições.

Baseada em Lyon, na França, a Euronews surgiu em 1993 a partir de uma iniciativa da European Broadcasting Union, uma aliança de emissoras de serviço público.

Com cerca de 400 jornalistas, publica reportagens em 12 línguas (inglês, francês, árabe, russo, alemão, espanhol, italiano, português, turco, persa, grego e húngaro).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.