Festival ODS realiza debate sobre perdas e ganhos na economia de baixo carbono

Evento começa nesta quarta (25) e reúne políticos, gestores públicos, líderes da sociedade civil e de setores como mineração e agronegócio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Maria Carolina Trevisan

Os efeitos da mudança climática estão cada vez mais evidentes. Tornou-se urgente migrar para modelos econômicos mais ecológicos e sustentáveis. Mas essa adaptação impacta nas dinâmicas territoriais, afeta condições de trabalho e obriga setores inteiros a ajustar suas cadeias produtivas.

Nesse novo cenário, o setor público e a sociedade civil precisam atuar de maneira a minimizar os impactos, gerir recursos, renovar a estrutura fiscal e tributária, além de buscar oportunidades de investimento.

Sergio Andrade, diretor da Agenda Pública, em abertura do Festival ODS em 2019
Sergio Andrade, diretor da Agenda Pública, em abertura do Festival ODS em 2019 - Felipe Cardoso

A terceira edição do Festival ODS, realizado pela Agenda Pública e Estratégia ODS, coalizão que reúne agentes sociais para ampliar e qualificar o debate sobre as metas da ONU, com apoio da União Europeia, tem o objetivo de conectar atores relevantes e experiências atuais com foco na transição justa.

O encontro acontece online nos dias 25 e 26 de maio. Para participar das atividades é necessário fazer a inscrição no site do evento. A TV Folha transmite, nesta quarta, às 19h, a entrevista com Denise Hills, diretora global de sustentabilidade da Natura, que aborda os desafios para a agenda socioambiental na adaptação para novos modelos econômicos sustentáveis.

A abertura ocorre às 11h30 desta quarta e aborda os desafios e as oportunidades na mudança para uma economia de baixo carbono.

Às 13h acontece uma das sessões de maior destaque do primeiro dia, que trata das adaptações da estrutura produtiva, fiscal e tributária nesse novo contexto econômico.

Tem a participação de Marcelo Bonfim (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais - BDMG), Nelson Marconi (coordenador executivo do Centro de Estudos do Novo Desenvolvimentismo da FGV) e Pablo Cesário (coordenador executivo de Advocacy do Conselho Nacional da Indústria - CNI).

A recuperação econômica e os ajustes necessários ao território, os investimentos para a transição justa, e o uso da tecnologia nesse processo são os assuntos abordados nas sessões seguintes.

No BR22+8, evento paralelo à programação principal que foca no Brasil e ocorre entre uma mesa e outra, políticos falam sobre o papel dos gestores públicos nessa nova realidade. São convidados do dia 25, a senadora Simone Tebet (MDB-MS), pré-candidata à Presidência, a ex-ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira e o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), pré-candidato ao governo do estado.

SEGUNDO DIA DO EVENTO

Na quinta (26), destaque para a entrevista sobre investimento público e transição justa, com o economista Felipe Salto, secretário de Fazenda e Planejamento de São Paulo, conduzida pela jornalista Gabriela Lian, do jornal O Globo, que acontece às 12h.

Gabriela também entrevista Marcelo Britto, CEO da CBKK e ex- presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG). Ele fala às 19h, sobre o interesse do agronegócio na transição verde.

Os desafios para a recuperação econômica pós-pandemia fazem parte das discussões com Axel Grael (prefeito de Niteroi), Paraskevi Bessa-Rodrigues (secretária municipal de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo), Paulo Serra (prefeito do Consórcio do ABC/SP), e mediação de Renata Sene (prefeita de Francisco Morato e vice-presidente de parcerias ODS na Frente Nacional de Prefeitos), que ocorre às 16h.

Outra sessão importante acontece às 18h, e aborda as experiências atuais sobre como descarbonizar e incluir. Os convidados são Deise DallaNora (Food Solution Innovation da Yara), Livia Favaro (coordenadora Senior de ESG na PEPSICO), Lucas Wosgrau (secretário de Meio Ambiente do Rio de Janeiro), com mediação de Marina Marçal (coordenadora de Política Climática e Engajamento no Instituto Clima e Sociedade).

No segundo dia do BR22+8, o ex-deputado federal Luis Hauly (PSDB-PR), Aline Cardoso, secretária municipal de desenvolvimento econômico, trabalho e turismo de São Paulo e o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) falam sobre estrutura tributária, modernização do estado e desigualdade social, em três entrevistas.

Cafés temáticos e oficinas funcionam entre as sessões e entrevistas dos dois dias.

As inscrições para assistir aos debates com transmissão online e participar das oficinas gratuitas podem ser feitas pelo site do Festival ODS.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.