Programa acelera 20 startups com ideias sustentáveis na cadeia petroquímica

Recuperação de plásticos de uso único, tecnologia para limpeza de rios e plataforma de gestão ambiental são alguns dos negócios selecionados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Vinte startups que geram impacto socioambiental positivo a partir da química e do plástico serão aceleradas no programa de inovação aberta Braskem Labs. Em sua oitava edição, a seleção levou em conta ideias que mitiguem os efeitos da crise do clima e incluiu dois negócios chilenos.

Durante cinco meses, os empreendedores receberão mentorias individuais e formação a partir de metodologia desenvolvida pelo Quintessa, que promove soluções inovadoras para desafios sociais e ambientais há 13 anos.

pessoas sentadas em um auditório com dois homens de pé, há um painel colorido atrás
Edição presencial do programa de aceleração Braskem Labs, feito em parceria com o Quintessa - Divulgação/Braskem Labs

O programa é estruturado em duas frentes, sendo uma voltada a startups em fase de validação e refinamento do modelo de negócio, e outra para negócios em fase de escala, impulsionando seu crescimento.

Na primeira, foram selecionados negócios como a P-Last, que transforma plásticos de uso único em biodegradáveis a partir de uma bactéria do cerrado; a chilena Nauco, com tecnologia de nanobolhas para limpar plásticos em rios; e a Água Camelo, negócio social que criou uma mochila com filtro de água para ser consumido por pessoas com pouco acesso à água potável.

Na frente para negócios em fase de escala, participam a Telite, produtora de telhas com base em plástico reciclado; Doroth, que monitora e quantifica microrganismos para que o agricultor seja mais preciso no manejo de sua fazenda; e ​​Destine Já, plataforma de gestão ambiental que integra logística reversa, economia circular, soluções ambientais e indicadores ESG.

Na estratégia da Braskem de expandir o programa, o Chile foi escolhido pela relevância de seu ecossistema de inovação na América Latina.

"Quando o objetivo é gerar inovação, buscar soluções de impacto ambiental e social positivo e ampliar nossas conexões, queremos ultrapassar as fronteiras", afirma Karla Censi, gerente de soluções sustentáveis na Braskem e responsável pelo Braskem Labs.

Desde 2015, quando foi criado, pelo menos 110 startups foram aceleradas e cerca de 30% fizeram alguma parceria de negócio com a companhia ou algum dos parceiros do programa.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.