ONG lança manual para fomentar negócios de impacto de periferia

Aventura de Construir reúne aprendizados e casos de sucesso de 11 anos de experiência com microempreendedores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A ONG Aventura de Construir lançou nesta semana um manual de incubação, aceleração e prototipação de negócios de impacto. A publicação reúne a experiência de 11 anos de acompanhamento e apoio a microempreendedores de baixa renda de periferias brasileiras.

O ebook "Da Experiência, Um Método: Manual de Sistematização de Jornada Integral para Negócios de Impacto de Periferia" apresenta a sistematização desse trabalho, aprendizados e casos de sucesso.

ONG Aventura de Construir lança manual para fomentar negócios de impacto de periferias
ONG Aventura de Construir lança manual para fomentar negócios de impacto de periferias - Vinicius R. R. Dutra

No prefácio, o manual traz uma perspectiva otimista ao dizer que "o Brasil já possui uma estrutura legal e institucional que permite que o país seja um grande celeiro para negócios de impacto e quem sabe até uma liderança nessa temática na América Latina."

Entretanto, apesar do ambiente favorável, "ainda é necessária uma mudança de mentalidade", segundo a publicação. "Famílias e indivíduos investidores precisam se tornar protagonistas desta mudança e direcionar mais recursos visando este caminho."

Para celebrar o lançamento, a ONG fez uma roda de conversa sobre negócios de impacto social de periferia em 29 de novembro, no auditório da Fundação Tide Setubal, em São Paulo.

Entre os convidados estavam Graziella Comini (FEA/USP), Vivian Rubia (ICE) e os empreendedores Adriana Barros (ABarros Editora), Diego Cruz (OKÊ Aventura) e Melissa Miranda (Cervejaria Corisca).

Roda de conversa reúne especialistas e empreendedores de impacto que atuam em periferias
Roda de conversa reúne especialistas e empreendedores de impacto que atuam em periferias - Vinicius R. R. Dutra

"Eu só descobri que impactava a sociedade porque a Aventura de Construir me falou isso. Eu me sentia como uma mãe que queria realizar o sonho de um filho e, hoje, me vejo como empreendedora de impacto social", disse Adriana Barros, que publica livros de autores com deficiência, incluindo os de seu filho, Arthur Barros, mais jovem autor autista do país.

Em cinco anos, 40 autores foram publicados pela ABarros Editora. "Metade são autores com deficiência. São pessoas com paralisia cerebral, epilepsia, e também autores que escrevem sobre deficiência. É uma honra impactar a sociedade positivamente."

"Na Fundação existe um olhar sensível para entender o lugar que o empreendedorismo ocupa no enfrentamento das desigualdades socioeconômicas", afirmou Kenia Cardoso, coordenadora de Nova Economia e Desenvolvimento Territorial na Tide Setubal, um dos financiadores da publicação junto ao ICE.

Roda de conversa reúne especialistas e empreendedores de impacto que atuam em periferias
Roda de conversa reúne especialistas e empreendedores de impacto que atuam em periferias - Vinicius R. R. Dutra

"O empreendedorismo tem um papel importantíssimo nisso, entendendo que ele pode gerar economia territorial e que os serviços e produtos produzidos no território vêm a partir de uma demanda interna."

Com mais de 7.500 microempreendedores em seu portfólio, a Aventura de Construir oferece cursos, assessora e desenvolve redes de colaboração entre eles. E ainda avalia o impacto gerado, que já alcançou mais de 37 mil pessoas em comunidades.

"Nós apostamos muito em números e no manual há referência a um artigo sobre nosso sistema de avaliação para negócios de impacto social de periferia", diz Silvia Caironi, coordenadora geral da Aventura de Construir.

O ebook está disponível para download no site da Aventura de Construir, em bit.ly/ManualAdC.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.