Instituto Alok apoia organização fundada por Nobel da Paz na Índia

Entidade visitou Kailash Satyarthi, que resgatou 115 mil crianças do trabalho infantil e lidera movimento de compaixão social

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Instituto Alok oficializou nesta semana uma parceria com a organização liderada pelo indiano Kailash Satyarthi, vencedor do prêmio Nobel da Paz que atua a favor dos direitos de crianças. A ação sela a aproximação iniciada em 2021, quando Alok se encontrou virtualmente com o ativista.

A organização brasileira apoiará o programa Amigas da Criança, da Kailash Satyarthi Children’s Foundation, durante três anos.

Devam Bhaskar, diretor do Instituto Alok, em encontro com ativista indiano Kailash Satyarthi
Devam Bhaskar, diretor do Instituto Alok, em encontro com ativista indiano Kailash Satyarthi - Divulgação

Pelo menos 3.500 crianças da região de Madhya Pradesh, no centro da Índia, serão beneficiadas com ações de educação, formação cidadã, combate ao trabalho infantil e ao casamento precoce. Agentes do governo e do sistema judicial de 110 cidades também serão capacitados.

Ativo no movimento indiano contra o trabalho infantil desde os anos 1990, tendo libertado milhares de crianças de diversas maneiras de escravidão, Satyarthi recebeu o Nobel da Paz em 2014. Na ocasião, ele dividiu o prêmio com a paquistanesa Malala Yousafza.

Sua organização já atuava desde 2004 e resgatou 115 mil crianças do trabalho infantil, além de evitar cerca de 400 casamentos precoces.

"É muito significativa a maneira como meninos e meninas elegem suas lideranças, participam das decisões comunitárias, conscientizam outros jovens e seus familiares e dialogam com as autoridades", afirma Devam Bhaskar, diretor do Instituto Alok.

Ele esteve com o indiano nesta semana, em Nova Délhi, e ficou impressionado com a estratégia do "Parlamento da Criança".

Kailash Satyarthi Children’s Foundation atua na Índia por direitos das crianças, contra trabalho infantil e casamento precoce
Kailash Satyarthi Children's Foundation atua na Índia por direitos das crianças, contra trabalho infantil e casamento precoce - Divulgação

"Nossa intenção é formar cidadãos que realizam a democracia, que valorizam a participação e tem espírito de liderança", diz Kailash Satyarthi.

O ativista impulsiona o movimento "Compaixão em Ação", que combina coexistência pacífica com o sentimento de fraternidade e a construção de um futuro sustentável para todos.

Atuando junto a empresas, organismos internacionais, políticos e outras ONGs, Kailash vê uma distância entre pessoas que tem sensibilidade e empatia por populações mais vulneráveis e aqueles que de fato transformam realidades.

"É preciso que haja consciência, mas precisamos nos direcionar para uma compaixão social. Compaixão é o que move, é a ação concreta para gerar mudanças significativas", diz ele.

O Instituto Alok, fundado em 2020, direciona recursos a projetos sociais no Brasil, na África e, agora, na Índia. Em 2022, criou um fundo filantrópico para apoiar o uso de tecnologia para o bem-estar e o fortalecimento da identidade indígena.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.