Expo Favela reunirá empreendedores de comunidades e famosos em SP

Feira que 'une asfalto e favela', de 1 a 3 de dezembro no Expo Center Norte, tem palestras de Margareth Menezes, Silvio Almeida, Luciano Huck e mais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Pela primeira vez em edição nacional, a Expo Favela Innovation Brasil acontece nos dias 1, 2 e 3 de dezembro no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento que "conecta a favela e o asfalto" terá 220 empreendedores de favela de todo o país e mais de 40 palestras.

Organizado pela Favela Holding, com produção da InFavela e parceria social da Cufa - Central Única das Favelas, o encontro reúne de artistas como Luciano Huck e MV Bill a ministros como Margareth Menezes (Cultura) e Silvio Almeida (Direitos Humanos e Cidadania).

"É um match entre investidores e empreendedores", diz Celso Athayde, CEO da Favela Holding. "Os fundos de investimento estão fora da favela e querem saber o que ela está produzindo, então ter essas pessoas como coadjuvantes no evento é importante."

foto mostra espaço de um evento que juntou empreendedores da favela e investidores do asfalto
Primeira edição da Expo Favela reuniu 30 mil pessoas em evento que conecta a favela e o asfalto - Marcelo Pereira/Secom Prefeitura de São Paulo

Athayde fará a abertura da Expo Favela Innovation Brasil ao lado de Renato Meirelles, fundador do Data Favela, que vai apresentar uma pesquisa inédita sobre o cenário empreendedor das favelas brasileiras.

A feira tem como destaque stands de negócios de comunidades. Há startups em educação, saúde, meio ambiente, cultura, mobilidade e logística, gastronomia, comunicação, beleza e mais. Foram escolhidos empreendedores com projetos mais inovadores de cada edição estadual, mais empreendedores selecionados por repescagem, reunindo, assim, projetos de todo o país.

"Viabilizamos hotel, alimentação, translado, passagem, nenhum expositor paga um centavo para estar na feira", explica Celso Athayde.

Outra novidade desta edição é um espaço de exposição com 50 empreendedores de países como Angola, Senegal, Moçambique, Togo, Camarões e República Democrática do Congo, que vivem e lideram negócios no Brasil.

Durante os três dias, haverá inúmeras palestras, com convidados como Preto Zezé (Cufa), Adriana Barbosa (PretaHub e Feira Preta), Neca Setubal (Fundação Tide Setubal), Ana Fontes (Rede Mulher Empreendedora), Maren Lau (Meta) e Eliane Trindade (Folha).

Luciano Huck, MV Bill, Daniela Mercury, Cafu, Rodrigo Faro, Natuza Nery, Paula Lima e Igor 3K estão entre os artistas confirmados na programação.

Os ingressos vão de R$ 10 a R$ 40, com preços diferenciados para quem vem da favela e quem vem do asfalto, e podem ser adquiridos no site da Expo Favela.

A organização já anunciou uma edição do evento na França, em 2024, onde pretende conectar empreendedores da periferia de Paris a grandes empresas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.