Startup focada em editais recebe R$ 4 milhões do Fundo GovTech

Investimento ajuda Prosas a gerar impacto social com projetos ligados ao setor público

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo (SP)

A Prosas, startup de tecnologia para gestão de editais públicos e privados, recebeu o investimento de R$ 4 milhões do Fundo Gov Tech. O anúncio foi feito em um evento nesta terça-feira (5), em São Paulo.

Com o aporte, a empresa mineira, que administra editais de concursos diversos —de negócios em busca de apoio financeiro ao Prêmio Empreendedor Social— irá investir em infraestrutura tecnológica e ampliar o número de colaboradores na área comercial.

"Esse aporte externo vai nos permitir colocar a plataforma em outro patamar. Dar mais estabilidade, melhorar a funcionalidade, completar o ciclo do produto e ter mais funcionalidades", diz Thiago Alvim, CEO e fundador da Prosas.

Foto foca em homem sentado em poltrona. Usando camiseta de cor preta e calça jeans azul, ele sorri para a foto. Local é escritóri ocom pareces de cor marrom e janela com cortina de persiana
Thiago Alvim é CEO da Prosas, plataforma que conecta investidores a ONGs e empreendedores - Marcus Desimoni/Divulgação

Com a missão de reduzir a distância entre empreendedores focados em resolver problemas sociais e investidores, a Prosas já intermediou mais de 1.500 editais. Os concursos receberam 185 mil candidaturas em milhares de projetos sociais e culturais.

Thiago diz que o aporte é fundamental para garantir a qualidade da plataforma para os editais que trabalham com o setor público, uma vez que esses processos demandam robustez tecnológica.

"Quando administramos um edital privado, recebemos, em média, 400 inscrições. Já em editais ligados à esfera pública, o número de inscrições chega a 3.000. Precisamos dar estabilidade para todas elas", explica o executivo.

Administrado pela KPTL e pela Cedro Capital, o Fundo GovTech apoia empresas que atuam junto ao governo na busca por soluções para causas de impacto ou melhoria dos sistemas públicos.

As companhias investidas pelo fundo atuam em desafios variados, como educação, saúde, meio ambiente, desenvolvimento comunitário e resgate de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Segundo Adriano Pitoli, head do Fundo GovTech da KPTL, mais de 300 companhias foram avaliadas para obter investimento, mas a comissão priorizou projetos genuinamente comprometidos com impacto social.

"A essência do impacto está na tese da empresa, em sua oferta de valor. E a missão do fundo é alavancar esse propósito para beneficiar mais pessoas", diz Pitoli.

O GovTech é o primeiro fundo da América Latina focado em negócios de impacto que atuam junto ao governo ou para o governo. Para Picoli, a essência dos investimentos realizados neste mês é garantir a expansão dos negócios sem abrir mão das causas sociais.

"A gente tem que trabalhar para garantir o retorno do investimento para os cotistas e se dedicar tanto ou mais para gerar impacto. Essa é a vocação do fundo", completa.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.