Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Mensalão

No mensalão, quem arrecadava e distribuía os recursos era o empresário Marcos Valério de Souza, sócio das agências de publicidade DNA e SMPB. De acordo com a Polícia Federal, o esquema foi alimentado com verbas públicas desviadas.

"Caros leitores, devido ao excesso de tráfego no sistema de comentários da Folha Online, fomos obrigados a realizar manutenção no software. Lamentamos o inconveniente, mas até a próxima sexta-feira a publicação de opiniões neste espaço será mais demorada. Somente assim poderemos manter esta ferramenta democrática. Agradecemos muito sua participação e, principalmente, compreensão."


Mais resultados: Anteriores 9 10 11 12 13 14 15 16 17 Próximos
Comentários dos leitores
Igor Bevilaqua (834) 05/11/2009 15h10
Igor Bevilaqua (834) 05/11/2009 15h10
O Azeredo deu azar de seu processo cair nas mãos de gente honesta e ética, ou seja, Ministro Joaquim Barbosa..., se o processo caisse nas mãos de gilmar mendes e asseclas..., o resultado seria outro..., o corrupto sairia rindo da cara do povo, como tantos outros o fizeram. 2 opiniões
avalie fechar
EDISON BITTENCOURT (60) 05/11/2009 14h48
EDISON BITTENCOURT (60) 05/11/2009 14h48
O mensalão (patente solicitada pelo campo majoritário do PT) foi conduzido pelo chefe da casa civil , o zÉ Diabo. Consistia em pagamentos mensais, comprovados, para que legisladores aprovassem propostas do executivo - isto é mensalão. Lula não negou mas alegou que "não sabia". A acusação ao Azeredo é de existência de caixa dois. Nada tem a ver com mensalão como os pobre coitados dos jornalistas tem que colocar por ordem do patrão, ourdem as verbas da Petrobrás e outras semi estatais. Não vamos tirar o mérito do PT m relação ao emnsalão pois este nunca antes no País foi feito. 24 opiniões
avalie fechar
Luís da Velosa (1565) 05/11/2009 14h46
Luís da Velosa (1565) 05/11/2009 14h46
Nesse tipo de questão, resolvi emitir minha fraca opinião no final, quando da senteça final exarada pelo STF. A honra de um homem é muito preciosa para conjecturarmos sobre ela. Aprendi isso com o meu pai e, depois, nos bancos acadêmicos, com o conspícuo professor de Teoria Geral do Direito, da Faculdade de Direito da Universidade Católica do Salvador - Ucsal, mestre Rubem Rodrigues Nogueira, cultor de Rui e seu biógrafo, membro da Academia de Letras Jurídicas da Bahia. sem opinião
avalie fechar
Luiz Carlos Soares Moreira (46) 05/11/2009 14h14
Luiz Carlos Soares Moreira (46) 05/11/2009 14h14
Vamos ser sinceros: se esse julgamento fosse contra a turma do PT as manchetes seriam em letras garrafais. É ou não verdade?????? 18 opiniões
avalie fechar
lago gonçalves (57) 05/11/2009 13h42
lago gonçalves (57) 05/11/2009 13h42
POPULARIDADE DE LULA, NÃO É ABSOLUTAMENTE, NENHUM ATESTADO DE IDONEIDADE, MUITO MENOS DE CAPACIDADE.
-Ela é pura e simplesmente consequência natural de um desgoverno populista, demagogo, que distribui o dinheiro público para quem não trabalha e não dá aumento aos aposentados que trabalharam uma vid inteira para construir o país, e hoje, idosos, têm a absoluta indiferença do presidente, que já vetou inúmeros aumentos a esta categoria.
''ontem lula mais uma vez impediu a votação do aumento aos aposentados''
18 opiniões
avalie fechar
cacilda galiotto (137) 05/11/2009 13h39
cacilda galiotto (137) 05/11/2009 13h39
Jose Vital Leite, tudo que vc falou e a verdade, pq vc e o dono dela, e assim que fazem as cobras venenosas picam imbecis e comem vermes, mas um dia elas sao pegas e encaixotadas para servir a quem ela picou, vc tambem um dia sera pego, mas sera na sua propria ignorancia. sem opinião
avalie fechar
O Pacificador (271) 05/11/2009 13h37
O Pacificador (271) 05/11/2009 13h37
Esse Azeredo é mesmo um chorão.
Fica reclamando que o Lula recebeu "tratamento diferenciado".
É claro que O CARA, recebeu tratamento diferenciado.
Mesmo com um caminhão de provas apontando diretamente para ele, ninguém fez absolutamente nada.
Resultado de uma oposição fraca e vendida, somado á instituições fracas e corruptas.
E desde quando, isso é novidade?
4 opiniões
avalie fechar
Dirceu Assunção Lopes (105) 05/11/2009 13h31
Dirceu Assunção Lopes (105) 05/11/2009 13h31
É isso aí,ministro Barbosa,não importa quem seja o suspeito,nem as cores de sua agremiação política,se houver indícios de mal feito,seja ele PSDB,PT,DEM,PTB,PSC,PSOL,PV,PP,PR,PMDB,PCB,PC doB os demais que não ocorre agora,cadeia neles.Além desses políticos ganharem muito bem,ainda fazem leis que não beneficiam o povo,de quem emana todo o poder. 3 opiniões
avalie fechar
lauro brito (2) 05/11/2009 13h29
lauro brito (2) 05/11/2009 13h29
Sobre mensalão, concordo com a opinião de que todos devem ser punidos, dentro o PT e o PSDB. Vamos acabar com essa de incriminar apenas um partido. Nâo esquecer de que o *embrião* é tucano. ( Cf denúncia no STF) 1 opinião
avalie fechar
Orlando Varêda (32) 05/11/2009 13h27
Orlando Varêda (32) 05/11/2009 13h27
Comprar voto de deputado por 200 mil a cabeça visando modificar, estuprar, seria o mais correto, a constituiçao para implantar a reeleição em benefício próprio, é mensalão ou pró-labore senhor EDISON BITTENCOURT?
Até mais. Orlando
3 opiniões
avalie fechar
sergio barbosa (282) 05/11/2009 13h26
sergio barbosa (282) 05/11/2009 13h26
Mensalão
Sempre assim
Qdo aparece novo escândalo de corrupção, desvio de Verba Pública, etç....em todas, logo após a cortina de fumaça, em grande parte feita pela imprensa, logo ao baixar a poeira, lá tá exposto o criador INTELECTUAL do MÉTODO
Assim fora com o Ka i Xa 2 de campanha
Com a compra de voto
Ambulância superfaturada
Só relembrando:
Azeredo criou o Marquim Vale Lero ( aqui copio a frase de Srª Ireny Vaz, pra ser justo)
fhc deu inicio ao vilipendiar da consciência do representante do eleitor: COMPRA DE VOTO reeleição
Serra o home do porta mala, tá no video entregando as ambulâncias superfaturadas compradas na gestão dele no ministério da saúde.
Então.....EM SE FALANDO DE CORRUPÇÃO e seus métodos, baixou a fumaça tá lá o psdb exposto, como CRIADOR INTELECTUAL DA RODA
E o pt aperfeiçoa....
que sejam punidos impiedosamente, ambos
o ATUAL GOVERNO a despeito de ser infinitamente MELHOR NA ADMINISTRAÇÃO do país, seu partido base, não pode ficar impune, por ter usado dos MÉTODOS corruptos de autoria e criação by psdb.
Psdb não obstante, uma desgraça qdo na administração do país e, ainda autor intelctual disso.
STF neles
9 opiniões
avalie fechar
lauro brito (2) 05/11/2009 13h24
lauro brito (2) 05/11/2009 13h24
É muito bom conectar com *Folha On Line*. V. está sempre a par das últimas notícias com credibilidade. Enfim padrão folha 1 opinião
avalie fechar
cacilda galiotto (137) 05/11/2009 13h19
cacilda galiotto (137) 05/11/2009 13h19
Tem uns esquezitoes aqui que escrevem,prestem atencao olhem em quem vcs vao votar, seu voto e sua arma, PT nunca mais, que hilario nao, ate parece que o Brasil era o ceu antes do PT, que nunca houve corrupcao, parece ate que sempre foram mudos cegos e surdos e hoje foram abertos seus sentidos, para hipocrisia minha gente , tambem tem que haver. limites sabiam. 5 opiniões
avalie fechar
Hernani Rodrigues (36) 05/11/2009 13h16
Hernani Rodrigues (36) 05/11/2009 13h16
Concordo: O mensalão do PSDB e do PT devem ser julgados de forma isenta. Só não entendo porque o W. Bonner reporta o caso do PT como "Mensalão" e do PSDB como "Valerioduto". Realmente ele deve achar que todos os espectadores são uns Homer Simpsons. 7 opiniões
avalie fechar
joão nogueira (60) 05/11/2009 13h09
joão nogueira (60) 05/11/2009 13h09
Agora entendo aqueles que atribuem o sucesso do governo atual a continuidade da política do fhc. Com certeza eles se referem a política do mensalão! 4 opiniões
avalie fechar
Van Der Burg (99) 05/11/2009 12h53
Van Der Burg (99) 05/11/2009 12h53
O ministro Joaquim Barbosa está de parabéns por sua atuação isenta na denúncia dos envolvidos no mensalão. Está agindo em nome de todo o povo brasileiro. Espero que além dos políticos envolvidos, dos diversos partidos, inclusive do PT e PSDB, também os banqueiros corruptores , inclusive o citado Banco Rural , possam tambem responder por seus crimes. Seria uma faxina geral na sujeira que impera na política desta república. 28 opiniões
avalie fechar
J. Pimentel (86) 05/11/2009 12h20
J. Pimentel (86) 05/11/2009 12h20
O caixa dois é uma instituição do nosso sistema político utilizado durante anos e anos por todos os partidos, sem exceção. Isso não justifica sua prática. O fato de Eduardo Azeredo estar envolvido nesta prática, não redime o PT como querem alguns, como se o erro de Azeredo pudesse justificar as atitudes semelhantes de agentes petistas, já que o PT sempre foi o partido mais duro e crítico contra essa prática antes de chegar ao poder. Que sejam todos punidos, não importa de que partido seja. Mas não se iludam. Nada de importante vai acontecer, a não ser a punição de alguns participantes menores para dar uma justificativa à sociedade. 3 opiniões
avalie fechar
EDISON BITTENCOURT (60) 05/11/2009 12h15
EDISON BITTENCOURT (60) 05/11/2009 12h15
Seguindo a linha de propaganda e contra - informação do Campo Majoritário, a mídia , que entendo como também "dominada", insiste em atribuir o termo "mensalão" , ao que poderia ser um episódio de arrecadação ilegal, que até acredito seja discutível e parte , aí sim, das formas de arrecação dos políticos no Brasil. O "mensalão" não: é inédito e ninguém deve tirar o mérito do Campo Majoritário do PT em comprar votos por pagamento mensal 4 opiniões
avalie fechar
Marcos Aguiar (11) 05/11/2009 12h04
Marcos Aguiar (11) 05/11/2009 12h04
Acho interessante esse assunto retornar.. ainda tem muito a ser investigado, lembro da venda da Cemig para o grupo Opportunity (Daniel Dantas), Southers (Falida) e etc... Pode saber que ali tem mais coisas... 3 opiniões
avalie fechar
Francisco Oliveira (527) 05/11/2009 12h03
Francisco Oliveira (527) 05/11/2009 12h03
Só tomamos conhecimento do valerioduto mineiro não era mensalão), depois de que o Roberto Jeferson falou do mensalçao do PT,esta é a comprovação que no Brasil a política se faz assim, com propinas, conluios, compradios, balcões de negociação no Congresso, e por ai vai, nem com os 80% do Lula ele teve a coragem e hombridade em ao menos TENTAR acabar com isto, ao contrário aliou-se ao Sarney seu velho arqui-inimigo para fazer politica, é este o país de todos nós, petistas, psdebistas e todos os istas, na verdade nós somos é TROUXAS!!! Eles se resolvem e muito bem. 3 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (3061)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 9 10 11 12 13 14 15 16 17 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página