Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/12/2009 - 14h37

Lula diz que suposto esquema de corrupção no DF é "deplorável"

Publicidade

da Agência Brasil
da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira, na Ucrânia, que o suposto esquema de corrupção envolvendo o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), é "deplorável".

Lula disse que quem for culpado pelas irregularidades deve ser punido e reafirmou que o principal motivo de escândalos como esse é a demora para a aprovação da reforma política no Congresso Nacional.

Vídeo explica as denúncias contra o governo de José Roberto Arruda
Escândalo político compromete eleição no Distrito Federal, diz especialista
"Estamos firmes, vamos até o fim", diz governador do DF
Empresário recebe dinheiro de ex-secretário do DF e esconde na cueca
Aliados de Arruda oram depois de receber propina; veja vídeos
Vídeo mostra governador do DF recebendo dinheiro

"É deplorável para a classe política. Eu não entendo por que não se aprova a reforma política", afirmou, ao acrescentar que o texto não é aprovado "provavelmente" porque os próprios parlamentares seriam afetados pelas mudanças.

Ele defendeu ainda a convocação de uma Assembleia Constituinte só para tratar de mudanças na Lei Eleitoral.

Em entrevista concedida ontem, Lula evitou comentar as denúncias de corrupção que envolvem Arruda. "As imagens não falam por si. O que fala por si é todo o processo de apuração, todo o processo de investigação. Quando tiver toda a investigação terminada, a Polícia Federal vai ter que apresentar o resultado final do processo. Aí quem vai fazer juízo de valor é a Justiça. O presidente da República não pode ficar dando palpite", disse o petista em Portugal.

A base das investigações são gravações feitas por Durval Barbosa, ex-secretário de Relações Institucionais de Arruda. Em troca de redução de pena, ele fez um acordo de delação de pena e flagrou supostos pagamentos de propina a políticos do DF.

Arruda questiona as gravações e diz que elas foram deturpadas por Durval. O governador afirma ainda que o dinheiro que ele recebeu do ex-secretário, em 2006, foi declarado à Justiça Eleitoral.

Na primeira versão, a assessoria de Arruda informou que o dinheiro não era de propina, mas sim uma contribuição legal de campanha eleitoral para a compra de panetones.

Na segunda-feira (30), porém, Arruda não explicou a origem dos recursos e disse apenas que as doações foram "regularmente" registradas ou contabilizadas, como os demais itens da campanha eleitoral de 2006.

Porém, segundo o blog do Josias, o dinheiro foi registrado somente em 2009, com três anos de atraso.

Nesta terça-feira, Arruda divulgou nota na qual afirma que apresentará provas "irrefutáveis" de sua inocência.

Ele se diz "vítima de um complô urdido por um homem [Durval] que tem mais de 30 processos por corrupção, todos nos governos anteriores, nenhum em seu governo, com a ajuda de adversários políticos, e que, para se livrar da lama, jogou lama em todas as direções".

Comentários dos leitores
Igor Bevilaqua (857) 02/02/2010 12h10
Igor Bevilaqua (857) 02/02/2010 12h10
Corruptos de plantão nem bem entraram e já são caríssimos, dispendiosos..., esse dinheiro gasto, jamais vai voltar para o povo em um "custo benefício" adequado..., toda essa dinheirama R$ 613.000,00 ou R$ 7.000.000,00 não voltará jamais à população em forma de benefício algum..., vai sim rechear contas no exterior ou então meias e cuecas além de bolsas..., eles não tem um pingo de vergonha, são caras de pau e tem "CERTEZA DA IMPUNIDADE"..., impunidade essa apoiada totalmente pelo malfadado "stf". sem opinião
avalie fechar
helio marinho (55) 30/01/2010 21h07
helio marinho (55) 30/01/2010 21h07
É a Republica das "Alices",o Estado dos "Vigários",com essas ridiculas reuniões,de organizações criminosas,que tem o sinonimo partidos politicos,são guangues cuidando dos seus proprios e esclusos interesses,fazendo estripulias para fazer crê,que tudo que foi feito,mostrado e visto,não passou de um engano uma ilusão que nada realmente aconteceu e que o fim não era da corrupçao que assola e devasta o País em todos os seus segmentos;se fosse de fato houvesse uma justiça de "clareza solar",injetaria cianureto em cada um dos envolvidos diretamente nesse criminosos hediondo,que cometeram e comentem crimes contra os cidadões,o povo,a sociedade e contra o Estado;e sendo assim suas leis seriam levado a serio,e seus cidadões protegidos e a sociedade respeitada;um Estado que não é temido jamais sera amado e respeitado,pois, o amor a Deus vem do temor do inferno,mas como essas criaturas abominaveis não respeitam e nem crêem em nada,de a eles a ponta da agulha. 2 opiniões
avalie fechar
flavio petry (21) 30/01/2010 16h20
flavio petry (21) 30/01/2010 16h20
Num país de politicos incoerentes com os programas partidários, Aécio Neves foi coerente: Presidente da Republica ou Senador. 1 opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2305)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página