Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/03/2007 - 16h09

Balbinotti desiste de indicação para o Ministério da Agricultura

Publicidade

KENNEDY ALENCAR
Colunista da Folha Online

O deputado federal Odílio Balbinotti (PMDB-PR) comunicou à cúpula do PMDB que desistirá ainda neste sábado da indicação para o Ministério da Agricultura. O noticiário negativo do final de semana mais o temor de um desgaste político prolongado para o governo, o PMDB e o deputado levaram Balbinotti à desistência.

Balbinotti divulgará nota em breve. O presidente do PMDB, Michel Temer, discutirá com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na segunda-feira uma nova indicação.

A posse de Balbinotti estava marcada para a próxima quinta-feira. No entanto, desde a quarta-feira passada, quando Lula acertou a indicação do deputado para a Agricultura, Balbinotti está sob fogo cerrado.

Divulgação
Deputado Odílio Balbinotti (PMDB-PR)
Deputado Odílio Balbinotti (PMDB-PR)
Tramita no STF (Supremo Tribunal Federal) um inquérito sigiloso que investiga a suspeita de falsidade ideológica e de crime contra a fé pública. A suspeita é que ele teria forjado documentação para obter empréstimo do Banco do Brasil.

Na atual fase, o inquérito aguarda a documentação oficial do empréstimo para perícia técnica. Ou seja, confirmar ou não a falsificação. Depois, o Ministério Público Federal decidiria se oferecerá denúncia ou não ao Supremo. Feita a denúncia, caberia ainda ao STF rejeitá-la ou aceitá-la.

Balbinotti argumenta que não há, portanto, uma acusação formal contra ele, mas suspeitas em investigação e sobre as quais ele se diz tranqüilo.

Além do aspecto legal (a possibilidade de uma denúncia), o desgaste político preocupou a cúpula do PMDB e o próprio Lula, este em menor grau, para surpresa dos peemedebistas.

Na conversa em que foi apresentado a Lula, na manhã de quinta-feira, Balbinotti contou que começou aos 10 anos a trajetória de menino pobre para homem rico.

O presidente comentou com ministros que gostou do "jeitão" de Balbinotti.

Na sexta, diante de um noticiário negativo, o presidente do PMDB, Michel Temer (SP), procurou Lula, para deixá-lo à vontade a respeito de eventual substituição. O próprio Balbinotti pediu ao peemedebista que dissesse ao presidente que, se ele desejasse, poderia trocá-lo.

Lula, então, teria resolvido aguardar 48 horas para tomar uma decisão. Mas Balbinotti e o PMDB se anteciparam para evitar desgaste.

Leia mais
  • Erramos: Balbinotti desiste de indicação para o Ministério da Agricultura
  • Erramos: Balbinotti desiste de indicação para o Ministério da Agricultura
  • Lula deve oficializar convite para Marta ocupar Turismo na 2ª feira
  • Lula dá posse a três novos ministros e elogia Bastos
  • Lula pede ao PMDB prazo de 48 horas para confirmar Balbinotti

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Odílio Balbinotti
  • Leia cobertura completa sobre o segundo mandato de Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página