Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Espanha deporta brasileiros

Comente: deportação de brasileiros por autoridades alfandegárias espanholas


Mais resultados: Anteriores 45 46 47 48 49 50 51 52 53
Comentários dos leitores
petronio volino (3) 07/03/2008 12h15
petronio volino (3) 07/03/2008 12h15
Creio que já é hora de pensarmos que nós brasileiros temos todos os direitos que qualquer outra cultura possa ter, ou seja, temos também o direito de viajar, de conhecer o resto do mundo. E também não podemos esquecer do número de Europeus, ou Americanos que vem ao Brasil em busca do turismo sexual, que, embora não seja divulgado, continua como sempres esteve, principalmente no nordeste. Já é hora de paramos com o discurso de que "eles" são mais educados ou cultos. Acho que a reciprocidade é o mínimo que pode ocorrer, precimos na verdade é de respeito. 6 opiniões
avalie fechar
Osmar Alves da Silveira (40) 07/03/2008 12h11
Osmar Alves da Silveira (40) 07/03/2008 12h11
Até poucos anos atrás a Espanha vivia de pires na mão, implorando ao FMI por migalhas para siar da miséria. Era, junto com Portugal, um dos países mais pobres da Europa. Depois de entrar na comunidade européia e receber caminhões e caminhões de Euros a fundo perdido para saldar suas dívidas e salvar sua combalida economia, agora quer se apresentar como país civilizado e rico. Quem pensam os espanhóis que são, para barrarem brasileiros de adentrarem seu território? Até parece que a espanha tem alguma importância política no cenário mundial. E mesmo que tivesse, não têm o direito de fazer o que fazem com nós brasileiros. Paisínho sem nenhuma importância, quer se mostrar ao mundo como sendo o supra-sumo. Na verdade, o que os espanhóis têm é inveja do Brasil, do nosso povo e da nossa cultura, infinitamente mais rica e plural. 5 opiniões
avalie fechar
Luca Martins (1) 07/03/2008 12h10
Luca Martins (1) 07/03/2008 12h10
é muita idiotice um cara achar que quem defende o MST não é brasileiro que merece respeito. Só sendo muito burguês pra querer defender as elites dominantes internacionais desse jeito. Cuidado que a revolução está chegando! 4 opiniões
avalie fechar
aevaldo oliveira (1) 07/03/2008 12h08
aevaldo oliveira (1) 07/03/2008 12h08
MAUA / SP
Todos os anos centenas de estrangeiros, vêm ao Brail ganhar dinheiro. Diferente dos brasileiros que vão ao exterior lavar pratos, eles já entram com empregos através de multinacionais, com salários acima de 20 mil reais.
Faz muito tempo que o brasileiro é explorado e maltratado pelo estrangeiro. Fomos maltratados pelo colonizador e agora por empresas como a espanhola telefônica, que não cumpre com os seus prazos e contratos e só arranca dinheiro dos brasileiro.
4 opiniões
avalie fechar
porfirio sperandio (354) 07/03/2008 12h06
porfirio sperandio (354) 07/03/2008 12h06
"Deportação de espanhóis foi respeito à lei e não retaliação, diz delegado "

Onde que ta esse Delegado, hein ? Esse cara e' demais meu ... Misturou a competencia e a malaquisse do Brasileiro !!!

Por os Delegado pra treinar com ele ...Poe um cara desses em cada canto do Brasil ... Meus Parabens,
meu Ilustrissimo Brasileiro.
61 opiniões
avalie fechar
VICTOR MASCARENHAS (3) 07/03/2008 12h00
VICTOR MASCARENHAS (3) 07/03/2008 12h00
PERIODO POS GUERRA BRASIL FOI UMA VERDADEIRA MAE PARA O MUNDO RECEBENDO TODOS SEM DISCRIMINAÇAO ALGUMA / AGORA ESTES ESPANHOIS CHAMAM-NOS DE CACHORROS ? ISTO ESTA ERRADO / 2 opiniões
avalie fechar
silvio selva (22) 07/03/2008 12h00
silvio selva (22) 07/03/2008 12h00
"por que non te callas?"... os imbecis que aplaudiram o REI JUAN CARLOS quando mandou Chavez calar a boca, não se tocaram que ele não mandou apenas Chaves se calar, mandou todos os subdesenvolvidos se calarerm, bem feito pranós.... 17 opiniões
avalie fechar
Marcelo Azevedo (74) 07/03/2008 11h54
Marcelo Azevedo (74) 07/03/2008 11h54
"É preciso ter a conta de quantos brasileiros e brasileiras entram para "zonear" na europa inteira"
Sr. Reis, sem dúvida o senhor levantou um aspecto válido. Fui dekassegui e sei do quanto sofremos por lá de desconfiança por conta da ação de outros brasileiros e latino-americanos.
Mas aqui eram dois jovens mestrandos que estavam indo para um congresso em Portugal, com a papelada e a hospedagem em ordem. Não estavam com pouco dinheiro no bolso, cartão de crédito vencido ou mesmo visto irregular, como os espanhóis que foram legalmente expulsos em Salvador.
O mais grave, especialmente no primeiro caso, é que, mesmo após a comprovação da reserva do hotel e da participação em um congresso também em portugal, a jovem foi confinada a uma sala, recebendo o mesmo tratamento dado a imigrantes ilegais, sem direito a se alimentar ou cuidar de sua higiene. Aí, pouco tempo depois, nas mesmas circunstâncias, barram outros dois brasileiros.
Concordo que errar é humano, mas persistir no erro...
E não é uma questão de revanchismo ufanista. É como bem disse o Sr. Franchini, essa postura tira toda nossa segurança na hora de planejarmos onde passar nossas férias ou mesmo fazer cursos. Tenho um colega que planeja fazer estudar espanhol em Madrid. Ele tem 30 anos e solteiro. Temo por ele.
16 opiniões
avalie fechar
Carlos Alberto Lima (1) 07/03/2008 11h52
Carlos Alberto Lima (1) 07/03/2008 11h52
CRICIUMA / SC
Já basta..o governo brasileiro agiu corretamente em dar uma resposta imediata ao ato de xenofobia espanhol.Espero qeu a ação continue com o ministério das relações públicas buscando outros casos na comunidade européia e tenha a mesma atitude vigoroso com o europeus..que sempre serrão bem vindos aqui..caso contrário, a reciprocidade deve ser imediata. sem opinião
avalie fechar
clovis caffagni (2) 07/03/2008 11h50
clovis caffagni (2) 07/03/2008 11h50
SAO JOSE DO RIO PRETO / SP
Não vejo com inteligência a reciprocidade de tratamento na questão em tela. Onde poderiamos atingir com maior gravidade os espanhóis? Em seu bolso. Nós temos em nosso País a empresa com maior número de reclamações nos órgãos de defesa do consumidor, TELEFÒNICA. O Ministério da Justiça pode aplicar multas milionárias em caso de descumprimento de cláusulas de contrato de privatização, como foi com a telefonica. Assim, analisar-se-á o tratamento dispensado pela empresa aos cidadãos brasileiros, e com a devida legitimidade aplicaria multas até que a empresa respeitasse os cidadãos brasileiros. E a empresa, com sede na Espanha, pressionaria o governo espanhol para cessar as hostilidades para com cidadãos brasileiros. Por fim, lembrem-se do episódio dos executivos e técnicos espanhóis que vieram ao Brasil trabalhar na Telefonica irregularmente. É só dar continuidade àquela situaçao, com certeza a Espanha voltaria atrás em sua decisão de perseguir cidadãos brasileiros, qualquer que seja a situação. 5 opiniões
avalie fechar
Pedro Almeida (1) 07/03/2008 11h40
Pedro Almeida (1) 07/03/2008 11h40
SAO JOSE DO RIO PRETO / SP
Reciprocidade sim! Mas que ela seja feita dentro das normas impostas a todo e qualquer cidadão estrangeiro que esteja desembarcando no nosso país. Não podemos mais aceitar de pernas abertas todos e qualquer estrangeiro (em especial os europeus) que entram no nosso país. Sou de Fortaleza, cidade cujo um dos maiores problemas é o turismo sexual e posso afirmar que os europeus, principalmente italianos, espanhóis e portugueses são os que mais prostituem nossas crianças. Concordo que é bem provável que a maioria desses brasileiros barrados estejam em situações irregulares, mas como alguém mesmo falou, não são assim tão claras as exigências feitas. Espero que possa haver uma divulgação maior dessas exigências para que possamos parar de passar vergonha mundo a fora como povo burro e desinformado.
Espero também que a nossa polícia possa assistir com mais rigor os estrangeiros que aqui aportam e evitem assim que tantas pessoas ignorantes (sim, estamos repletos delas) entrem na conversa mole de europeu safado. Sei que não se pode generalizar, mas tendo eu trabalho como garçom numa praia turística posso contar nos dedos os europeus bonzinhos os quais servi.
Espero do Itamaraty não apenas uma reciprocidade em relação a Espanha, mas uma atitude madura no que se diz respeito as políticas migratórias.
3 opiniões
avalie fechar
sérgio carneiro (279) 07/03/2008 11h34
sérgio carneiro (279) 07/03/2008 11h34
Primeiramente o brasileiro não xenófobo, aqui há muito tempo temos colônias japonesas, italianas, eslavas e etc. Convivemos pacificamente com católicos, evangélicos, muçulmanos, judeus, enfim o Brasil é um caldeirão de diversas culturas. Argumentos que estrangeiros podem "roubar" empregos de nacionais podem mascarar a "xenofobia" e o preconceito.
A França atraiu grandes investidores estrangeiros, crise maior acontece no Société Générale, como ela pode criticar alguem? Enquanto diversas empresas espanholas investem no Brasil e até agora não houve reclamação nem movimentos contrários. Não vejo brasileiros, empregados ou empresários, reclamando deste "roubo".

O empresário sempre visa o lucro, se contratar um estrangeiro é melhor, para ele, do que um nacional, podemos imaginar que existe uma relação custo-beneficio para que isto ocorra. Seja pelos baixos salários contrapondo a capacidade técnica. Movimento similar existe no EUA, quando grandes empresas migraram para países ditos "emergentes" como a Índia e China. São efeitos da globalização antagonista do protecionismo.

Vejo o trafego de mulheres, prostitutas, na Espanha como o de drogas no Brasil. Elas só existem por aquiescência da sociedade. É um mercado, ilícito e imoral, mas é um mercado e pelas suas leis, este somente sobrevive pela oferta-e-procura.
Longe querer comparar uma cultura européia com a descultura latina, contudo devemos lembrar-nos a descultura latina não esta restrita ao sul-americano.
23 opiniões
avalie fechar
anatalia santos (33) 07/03/2008 11h34
anatalia santos (33) 07/03/2008 11h34
Passou do limite tolerável, o Brasil tem obrigação de exigir da Espanha desculpas públicas e aos brasileiros ofendidos, Caso contrario tem que proibir espanhóis de entrar em território brasileiro, e de quebra nacionalizar empresas espanholas ( por que não?),diplomacia, SIM rabo no meio das pernas NÃO afinal não somos "perros" como eles dizem... 51 opiniões
avalie fechar
Rodrigo S. (1) 07/03/2008 11h33
Rodrigo S. (1) 07/03/2008 11h33
Por favor, se alguém souber que me responda:
Nas viagens para a Europa eu terei que andar com uma pilha de euros nos bolsos? Fui pra lá duas vezes usando cartão de débito (travel money) justamente pra não ter que carregar dinheiro vivo.
sem opinião
avalie fechar
fernando pizoni (1) 07/03/2008 11h30
fernando pizoni (1) 07/03/2008 11h30
ARARAQUARA / SP
Eu acho um absurdo eles deportarem pesquisadores, e ou mesmo turistas. E quem são eles para falar que brasileiros fazem zona em aeroportos porque os mesmos juntamente com outras nacionalidades européias vem para o Brasil em aviões fretados para explorar o turismo sexual de menores principalmente no nordeste. O Brasil deve sim deportar todos os europes que não comprovarem o que vieram fazer realmente aqui, que seja aplicada a lei da reciprocidade. Parabéns à policia federal que já começou a aplica-la. Isso sem contar a telefônica que rouba milhões de brasileiros descaradamente.
Esta na hora dos brasileiros começarem a escolher novos destinos, principalmente para o turismo. Por que pelo que estamos presenciando os europeus e os norte americanos estão um pouco abusados, não concordam?
2 opiniões
avalie fechar
Rosângela Nunes Pereira (1) 07/03/2008 11h27
Rosângela Nunes Pereira (1) 07/03/2008 11h27
SAO PAULO / SP
Estamos passando por um período em que os valores morais e respeito aos seres humanos estão desaparecendo.Hoje, documentos, passaportes e dados eletrônicos refletem sua origem e juízo de valor.Onde estão os nossos valores?As relações diplomáticas existem, porém não evitam situações como essa vivida pelos brasileiros.Nada que seja feito posteriormente, irá reparar todo o constrangimento e desrespeito vivido por eles.Cabe a nós uma reflexão sobre os rumos das relações humanas, que vai muito além de relações de fronteiras e diplomacia política.
Por:Rosângela Nunes
1 opinião
avalie fechar
Alberto Rodrigues (1) 07/03/2008 11h23
Alberto Rodrigues (1) 07/03/2008 11h23
BELO HORIZONTE / MG
Se o governo brasileiro agir com reciprocidade com a Espanha a Espanha simplesmente exigirá o VISTO para todos os brasileiros (como ela fez com a Bolívia ano passado) em TODA a Europa. Assim será muitíssimo mais difícil fazer uma viagem turística ao belo continente europeu....
Alberto
3 opiniões
avalie fechar
Eduardo Rodrigues Lima (3) 07/03/2008 11h21
Eduardo Rodrigues Lima (3) 07/03/2008 11h21
Vejam como são as coisas, no início do século passado, quem invadia o Rio de Janeiro eram as prostitutas espanholas e francesas e, por sinal, eram muito bem recebidas, como de resto são recebidos todos os estrangeiros no Brasil e agora os brasileiros, numa demonstração inequívoca de que involuíram de lá para cá, fazem o trajeto ao inverso. O problema do desemprego no País, falta de oportunidades, está propiciando essa diáspora, não apenas de garotas de programa, mas, também, de profissionais de altíssimo nível, culminando, tal problema, com o fechamento das portas, não apenas da Espanha, mas da europa em si e dos Estados Unidos da América, até para estudantes e turistas. A única possibilidade de se resolver esse impasse é, certamente, promovendo a educação e o crescimento econômico aqui e, enquanto isto não se concretiza, usar a reciprocidade desses países que praticam esse tipo de deportação sem qualquer critério. Esse é um sinal de que o governo caminha na direção, inclusive, da retaliação, como forma de melhorar a auto-estima nacional, ficando, para depois, como sempre os políticos fazem, tratar do concreto: educação e crescimento econômico. sem opinião
avalie fechar
Alex aparecido hermini (28) 07/03/2008 11h10
Alex aparecido hermini (28) 07/03/2008 11h10
Podíamos mandar a Telefônica de volta para os espanhóis. Eu não sei quanto aos demais paulistas, mas eu não aguento mais ligar no 102 ou no 10315 e ouvir música de mal gosto por horas, para depois ser atendido por alguém que não vai resolver o problema. 3 opiniões
avalie fechar
Flávio Dantas (2) 07/03/2008 11h10
Flávio Dantas (2) 07/03/2008 11h10
MACEIO / AL
Há protituição de brasileiros na espanha? com certeza, e muito! Mas isso não é motivo pra deportação de brasileiros que nada tinham com isso, quem vai "zonear" que seja punido, mas quem não vai?? Se essa sua mentalidade fosse correta, o que vc diria se a polícia saísse atirando em tudo e em todos nas favelas, argumentando que a maoria dos assaltantes se escondem lá? Punição pros que merecem! Eles, mais do que nós, têm condições de monitorar os imigrantes, e separar quem é quem! sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1050)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 45 46 47 48 49 50 51 52 53

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página